O patriarca Kirill visitou pela primeira vez a Antártida e a única igreja ortodoxa russa permanente do continente, onde rezou pelo planeta e visitou uma colônia de pinguins – informou nesta quinta-feira a imprensa da Rússia.
"Aqui estamos, no fim do mundo", declarou Kirill, segundo a agência pública Ria Novosti.
"Quando benzi a água no dia de hoje, pensei em todo o planeta (…) e rezei por esta criação de Deus", agregou.
O patriarca também visitou uma colônia de pinguins, à qual chegou de barco, antes de passear, vestindo um colete salva-vidas, em meio a estes animais, segundo um vídeo divulgado pela igreja ortodoxa.
O patriarca, cuja igreja conta com cerca de 130 milhões de fieis, está fazendo um tour pela América Latina.
Em Assunção, após uma visita de dois dias, Kirill pediu na terça-feira que os países desenvolvidos busquem a paz na Síria e no Iraque e evitem que se gere uma nova guerra mundial.
Na sexta-feira passada, em Cuba, o patriarca teve um encontro histórico com o papa Francisco – deixando para trás mil anos de discórdias eclesiais.


















