Paquistão: ataque à mesquita xiita mata 16 pessoas

obama diz considerar brasil um líder mundial

Um ataque contra uma mesquita xiita de Peshawar, no noroeste do Paquistão, deixou 16 pessoas mortas e 67 feridas. O atentado aconteceu durante a oração semanal.

Segundo a polícia, três homens com explosivos presos ao corpo e armas entraram na mesquita Imamia e lançaram granadas.

"Um homem-bomba detonou os explosivos na entrada da mesquita, outro foi morto pela polícia e o terceiro capturado antes de ser morto", declarou Nasir Durrani, inspetor geral da polícia provincial.

O ataque matou 16 civis e deixou 67 feridos, oito deles em estado grave, segundo o balanço mais recente divulgado pelas autoridades.

O ataque foi reivindicado pelo Movimento dos Talibãs do Paquistão (TTP), aliado da Al-Qaeda e principal grupo rebelde no país.

O TTP afirmou que o ataque era uma vingança pela "morte do doutor Usman", um combatente talibã condenado à morte por um ataque contra o exército em 2009 e enforcado em dezembro por ordem das autoridades.

O ataque aconteceu duas semanas depois da morte de 61 pessoas em Shikarpur (sul), em um atentado contra uma mesquita xiita, minoria religiosa que é alvo frequente de extremistas sunitas ligados aos talibãs e à Al-Qaeda.