Palhoça e São José tem cultivo de ostras e mexilhões interditado em dois locais

Proibição vale para a Barra do Aririú e Ponta de Baixo. Motivo é presença de bactéria acima dos limites permitidos.

Cultivo de ostras e mexilhões está interditado em dois locais de SC — Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom/Divulgação

O cultivo de ostras e mexilhões foi interditado nesta quarta-feira (15) na Barra do Aririú, em Palhoça, e Ponta de Baixo, em São José, ambas cidades da Grande Florianópolis. A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural informou que o motivo foi a presença da bactéria Escherichia coli em quantidade acima do permitido.

Com a interdição, está proibido retirar e vender ostras, mexilhões e seus produtos, inclusive nos costões e beira de praia dessas áreas. No restante do litoral catarinense, o cultivo está liberado.

Exames laboratoriais detectaram a concentração de coliformes fecais acima dos limites permitidos nos dois locais. De acordo com a secretaria, isso ocorreu por causa das chuvas e do aumento de visitantes no litoral. Nos dois locais, atuam cerca de 15 maricultores.

O cultivo de moluscos é monitorado em todo o litoral pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). Os resultados das análises definem a liberação ou manutenção das interdições. Os locais serão liberados após dois laudos seguidos que mostrem que os moluscos podem ser consumidos.