Noz da Índia é proibida no Brasil após associação com três mortes

estado amplia procedimentos cirúrgicos em rondonópolis

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)proibiu, nesta terça-feira (7), a fabricação, comercialização, distribuição e importação de Noz da Índia (Aleurites moluccanus) e do Chapéu de Napoleão (Thevetia peruviana) no Brasil.

As duas sementes,divulgadas de forma irregular e associadas ao emagrecimento por conta das propriedades laxativas,não podem mais ser usadas na composição de alimentos, medicamentos ou qualquer produto de consumo.

A Anvisa alerta que nunca houve registro na Anvisa de produtos à base desses dois insumos.

Mortes por intoxicação

A Anvisa tomou como base para a sua decisão as evidências de toxicidade e a ocorrência de óbitos no Brasil associados ao consumo de Noz da Índia.

Foi acatada aNota Técnica do Centro Integrado de Vigilância Toxicológica do Estado do Mato Grosso do Sul sobre casos de intoxicação pelo uso da noz. A sementeestá associada a duas mortes em Campo Grande (MS) e São Luís (MA). Um terceiro caso em Santos (SP) está em apuração.