O site Primeira Hora vem por meio desta nota se retratar com o deputado estadual Zé Carlos do Pátio, do Partido Solidariedade, por ter publicado a matéria “Taques deixa Zé do Pátio constrangido durante evento cultural”, no dia 19 de março de 2015.
O motivo dessa retratação se trata do fato da matéria conter informações inverídicas ao evento ocorrido na noite do dia 18 de março, quando o deputado participou do Fórum de Cultura, no Casario de Rondonópolis, com o governador Pedro Taques (PDT).
Entre os fatos que não correspondem ao que a matéria relatou, o primeiro equívoco se encontra inicialmente no título. Pois, em nenhum momento o governador Pedro Taques deixou o deputado constrangido. Ao contrário do que foi relatado, o governador exaltou o fato do deputado ser um legislador independente na Assembleia.
O segundo equívoco se encontrou no primeiro parágrafo do texto, que disse “O deputado estadual e ex-prefeito de Rondonópolis Zé Carlos do Pátio (SD), terminou a noite de quarta-feira (18) completamente desnorteado”. Em nenhum momento o deputado se sentiu ‘desnorteado’, tanto que após o término da reunião o governador o convidou para participar da última agenda na Maçonaria, e o deputado prontamente aceitou o convite e participou do evento.
O terceiro equívoco e o que motivou a publicação desta nota de retratação se refere à fala do governador, que em nenhum momento falou que o deputado não deveria ficar falando em público o que ia fazer, como informou o site Primeira Hora. Na verdade, o governador até mesmo comparou a atuação do deputado Zé Carlos do Pátio na Assembleia, com a sua própria atuação no senado, como mostra a fala abaixo.
“Não há democracia sem deputados independentes, por que existe um adágio romano que vamos traduzir para o português que diz assim: Quem acha encaixa! O executivo precisa ser controlado. E quem controla, quem fiscaliza o executivo é o poder legislativo. Eu quero dizer ao senhor [Deputado Zé Carlos do Pátio] e pedir ao senhor que faça um controle das nossas atividades, fiscalize o poder executivo, fiscalize, o senhor tem que fazer isso. Eu fui um senador durante quatro anos, eu fui senador independente, um parlamentar independente como vossa excelência é. É um parlamentar sério que sabe que nos momentos importantes o senhor, eu tenho certeza disso, estará presente”, disse Pedro Taques.
Dessa forma, não houve em nenhum momento uma citação do governador que demonstrasse que a fala do deputado foi demagógica como citou o site. E nem mesmo desprezo pelo discurso do Pátio, que demonstrou todo o momento o seu carinho por Rondonópolis e citou a CPI para esclarecer ao governador que o trabalho legislativo está sendo realizado em conjunto com o executivo, em favor da população mato-grossense.
Essa nota de retratação faz parte do cumprimento ordem judicial, determinada pelo juiz Rhamice Ibrahim Ali Ahmad Abdallah, da Comarca de Rondonópolis, que também pediu a retirada da matéria publicada no dia 19 de março de 2015.

















