Home Destaques No primeiro dia do retorno do transporte coletivo em Florianópolis foram realizadas...

No primeiro dia do retorno do transporte coletivo em Florianópolis foram realizadas cinco mil viagens

Cerca de 30 mil passageiros circularam nos ônibus na retomada do serviço em Florianópolis

Ônibus voltaram a circular em Florianópolis nesta quarta-feira (17/06) — Foto: Leonardo Sousa / PMF

[rev_slider alias="topo-home-728x90"]

Nesta quarta-feira (17), primeiro dia da retomada do transporte coletivo municipal, em Florianópolis, cerca de 30 mil passageiros utilizaram o serviço, de acordo com informações da Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano. Os dados são referentes até às 18h30 desta quarta.

De acordo com o Secretário de Mobilidade, Michel Mittmann, neste primeiro dia foram realizadas cinco mil viagens, utilizados 320 veículos e 1.500 trabalhadores estiveram envolvidos.

“Foram realizadas somente cinco partidas extras de um potencial que tínhamos reservado de mais 120. Mas creio que a população tenha que ficar mais informada com relação aos bancos perto da janela”, afirma o secretário. A orientação se dá como maneira de evitar contato dos passageiros com partículas infecciosas.

Caso pontual

O relatório apresentado pela Secretaria, aponta para o cumprimento de normas de biosegurança da maioria dos usuários. Houve raros momentos em que fiscais tiveram que chamar a atenção para o uso correto da máscara e apenas uma linha com problema de lotação maior que o permitido. O caso aconteceu às 6h07 da manhã no Terminal de Canasvieiras. Fiscais tiveram que intervir e não permitiram a partida do ônibus enquanto parte dos passageiros não desembarcassem para embarcar em um ônibus extra.

O prefeito Gean Loureiro (DEM) comentou sobre o fato em sua conta no Twitter:

Para lidar com o panorama, a Prefeitura monitora a lotação dos ônibus, mantendo as viagens extras para situações de necessidade instantânea.

“Todos os ônibus têm câmera, nós acompanhamos a lotação. O cobrador faz essa inspeção e o motorista pode comunicar a central [de operações], falar ‘olha, o meu veículo tá no limite’. Assim que ele aperta um botão nós já podemos disparar uma outra viagem extra”, destaca o secretário.

Ainda de acordo com o prefeito da Capital, a recomendação permanece para que as pessoas continuem em casa sempre que possível.

“Continuamos destacando a importância do distanciamento social. Usar o transporte coletivo somente se for muito necessário. Se usarmos de maneira incorreta ou abusiva, todos nós vamos ser prejudicados com um novo fechamento nas próximas semanas”, finalizou Gean.