A expectativa de um Natal melhor ficou para o ano que vem. As vendas a prazo neste ano recuaram 10% e frustraram os comerciantes que aguardavam melhora no faturamento no final do ano. É o que aponta o levantamento dos bancos de dados da CDL de Rondonópolis.
A justificativa para a frustração das vendas de Natal veio do não pagamento do 13º salário aos servidores públicos estaduais e do escalonamento do pagamento de novembro. O resumo da categoria foi: sem pagamento, sem presentes.
A realidade da cidade está na contramão do país que registrou o melhor Natal dos últimos quatro anos, com um incremento nas vendas de 2,66% nas vendas a prazo. Nos últimos anos, houve uma evolução crescente nas vendas desde 2014 quando a redução foi de (-) 8,3%, em 2015 passou (-) 4, em 2016 (-), 2,2. No ano passado, houve crescimento de 2,1% em nível nacional.
O presidente da CDL de Rondonópolis, Neles Walter Ferreira de Farias, lembra que o comércio varejista está em recuperação e com expectativas de melhora para os próximos meses.
“Tivemos um problema do não pagamento de 13º salário que acabou afetando o varejo na sua principal data, mas temos um histórico de recuperação deste ano que não pode ser deixado de lado, principalmente na retomada do consumo neste segundo semestre”, salientou.
Neste ano, o crescimento das vendas foi de 11% em média, na comparação com o ano passado, com destaques para períodos de promoção como a Liquidaqui e a Black Friday.
De acordo com ele, o otimismo com os novos governos estadual de federal são refletidos tanto nas pesquisas relativas a consumidores quanto a empresários.
“As pessoas estão mais otimistas, as pesquisas apontam que esta fase é a mais otimista dos últimos cinco anos e isso indica melhora também para o varejo. Já estamos gerando mais empregos no Brasil e os planos de investimento aos poucos vão saindo da gaveta. Esperamos dias melhores, com certeza”.




















