Na tarde desta segunda-feira (26) novo combate a chamas na área entre Moçambique e Rio Vermelho, em Florianópolis

Operação ocorreu na tarde desta segunda-feira (26). Não há mais focos. Chamas começaram no último sábado.

Imagens aéreas mostram área de incêndio em vegetação de Florianópolis — Foto: Divulgação/ Bombeiros Militares

O Corpo de Bombeiros fez na tarde desta segunda-feira (26) novo combate a chamas na área entre Moçambique e Rio Vermelho, em Florianópolis. Houve reinício do fogo e socorristas em terra, com ajuda do helicóptero da corporação, fizeram a extinção dos focos.

O incêndio começou no sábado (24). As chamas haviam sido extintas por volta das 21h, mas o fogo recomeçou no domingo (25) e os bombeiros precisaram voltar à área.

Nesta segunda, focos de incêndio começaram às 15h20. De acordo com os bombeiros, o controle do fogo foi feito facilmente. O helicóptero da corporação fez 12 lançamentos de água sobre as chamas. Segundo a Polícia Militar Ambiental, 15 hectares foram queimados desde sábado no local.

Outro incêndio também foi registrado nesta segunda na vegetação rasteira do bairro Costeira do Pirajubaé.

Combate e penalidades

Sobre o combate a queimadas, o Corpo de Bombeiros afirmou em nota que “possui a Câmara de Combate à Incêndios Florestais, com bombeiros especializados, que trabalham e estudam as possibilidades de combate ágil e rápido, apontando também as inovações em técnicas para atuação”.

Ainda sobre esse assunto, o governo do estado afirma que a maioria dos incêndios ocorre por ação humana e que a prática de queimadas em ambientes urbanos ou rurais pode ser enquadrada como infração pelo decreto 6.514/2008. Há multa prevista de R$ 1 mil por hectare ou fração.

Provocar incêndio em mata ou floresta é crime previsto pela lei 9.605/1998. A pena prevista é de dois a quatro anos prisão, além de multa.