A Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria de Assistência Social promoveu nessa quarta e quinta-feira, 18 e 19, o mutirão reencontro de natal. A ação foi responsável por emitir 22 passagens para pessoas em situação de rua que desejem voltar para sua cidade de origem, ou onde residir seus entes queridos.
Helio Luciano Samapaio é uma das pessoas que utilizou as passagens para voltar para Foz do Iguaçu, cidade onde está sua esposa e filhos. O gaúcho de 46 anos ficou em situação de rua após não conseguir emprego e está há oito meses sem ver a esposa e o filho que agora tem seis meses. Com os olhos cheios de lágrimas e um grande sorriso no rosto, Helio se emociona ao comentar o momento. “Quero conhecer meu filho que não vi ainda. Minha esposa já tem um emprego e sei que lá ao lado deles é o meu lugar. Quero muito ver eles, estou com muitas saudades”, comenta.
Reencontros de natal
O Paranaense Lucas dos Santos de 21 anos está a caminho de Curitiba. Há três anos sem ver a família Lucas conta que além da saudade do afeto a comida de sua mãe também está fazendo muita falta. “Eu quero comer o arroz com abóbora e tilápia frita que minha mãe faz. Agora minha vida vai melhorar muito. Espero conseguir um emprego, o que pintar eu quero fazer”, comenta. A mãe de Lucas o incentivava a voltar para casa e hoje ele decidiu aceitar a ajuda da administração municipal e começar uma nova história.
Para a concessão de passagens as pessoas em situação de rua passaram por avaliação da equipe técnica composta por assistentes sociais, psicólogos e equipe de servidores da Secretaria de Assistência Social de Florianópolis e voluntários da Passarela da Cidadania. A equipe entrou em contato com a família ou amigos da pessoa em situação antes que sejam concedidas passagens, para garantir a segurança e estadia dela.




















