Estamos bebendo agrotóxicos? Foto: banco de imagens
Dados do Ministério da Saúde revelam que a água do brasileiro está contaminada com substâncias que podem causar doenças graves.
Uma reportagem por Ana Aranha e Luana Rocha – Repórter Brasil / Agência Pública Jornalismo Investigativo, apontou que um “coquetel” que mistura diferentes agrotóxicos foi encontrado na água de uma a cada quatro cidades do Brasil entre 2014 e 2017.
Nesta reportagem Santa Catarina está na segunda colocação entre os estados com maior contaminação recorrente! Segundo os estudos, por quatro anos seguidos os mesmos agrotóxicos foram encontrados na água. Ao total são 57 cidades catarinenses que apresentaram continuamente os mesmos agrotóxicos.
Saiba o nível de contaminação da sua cidade clicando aqui.
A importância de todos os órgãos responsáveis, prefeituras, secretarias estaduais, concessionárias de água, agências reguladoras e sindicatos de produtores e trabalhadores rurais, todos os órgãos envolvidos buscar soluções, aplicar medidas para diminuir os riscos a população.
Outro destaque para Santa Catarina. Na terceira posição, quando o estudo aponta os 27 agrotóxicos encontrados na água. A recorrência deles aconteceram em duzentos e vinte oito municípios catarinenses. Estamos somente atrás do Estado de São Paulo e Paraná. Veja abaixo o quadro comparativo com outros estados:
Dos 27 pesticidas monitorados na água dos catarinenses, 20 são listados como altamente perigosos pela Pesticide Action Network, grupo que reúne centenas de organizações não governamentais que trabalham para monitorar os efeitos dos agrotóxicos. Já na União Europeia dos 27 pesticidas monitorados, 21 estão proibidos devido os ricos que oferecem à saúde e ao meio ambiente.
Acesse o site “Por trás do Alimento ” e tenha informações sobre os 27 agrotóxicos encontrados na água que abastece as cidades do Brasil.
Destacamos aqui, Florianópolis e as outras três maiores cidades próximas. Todas elas monitorados com 27 agrotóxicos. Nenhum agrotóxicos detectado estava acima dos limites brasileiros. Tipo, ta envenenada mais pode beber.
Nas quatro cidades foram detectados os 11 agrotóxicos associados a doenças crônicas. Foto: Reprodução/ https://portrasdoalimento.info
Nossa reivindicação é por maior controle dos agrotóxicos, é por mais restrição e até pela proibição! Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para viver. A água é fonte da vida.