O Ministério da Saúde admitiu que oito Estados e o Distrito Federal estão vivendo epidemia de dengue. Desde o início do ano, foram registrados mais de 700 mil casos da doença no Brasil.
Até agora, 229 pessoas morreram em todo o país, o que representa um aumento de 45% na comparação com o mesmo período do ano passado.
A partir desta quinta-feira, a reportagem da BandNews FM espalhada pelas principais capitais brasileiras vai fazer um Raio-X da situação.
No Estado de São Paulo, já são mais de 400 mil casos de dengue. Desses, 169 mortes, de acordo com o Governo Federal.
Só na capital paulista, mais de 20 mil pessoas pegaram a doença. A Brasilândia está em primeiro lugar do ranking da Secretaria Municipal de Saúde. Por lá, 2.384 pessoas contraíram a doença desde o início do ano.
Moradores da região dizem estar com medo de pegar dengue.
Para ser considerada epidemia, é preciso haver uma incidência de mais de 300 casos por 100 mil habitantes. A Brasilândia já tem quase 900.
Por essa razão, a prefeitura escolheu o bairro para ser o primeiro a receber uma tenda para atendimento emergencial de pacientes com os sintomas.
Há ruas com descarte irregular de entulho e lixo e que acabam virando focos da dengue.
A reportagem flagrou pelo menos seis pneus com acúmulo de água no local, além de tampinhas de garrafa.
Na cidade de São Paulo, cinco pessoas morreram em decorrência da doença e há outras 8 mortes que estão sendo investigadas.




















