O deputado estadual Max Russi (PSB) indicou ao governo do estado a urgente necessidade de reativação do posto da Polícia Judiciária Civil (PJC) em Santo Antônio do Leste, a aproximadamente 390 quilômetros da capital. A demanda foi levada ao parlamentar através do prefeito Miguel Brunetta (PR), que tem se mostrado bastante preocupado com o aumento do índice de violência nos últimos anos.
De acordo com o chefe do Executivo, as despesas da estrutura física do antigo posto, como aluguel e manutenção, eram de responsabilidade da prefeitura, mas a situação financeira em que se encontrava o município quando assumiu a gestão o obrigou a fazer vários cortes no orçamento, a fim de colocar as contas em dia.
“Em face das dificuldade encontradas no início desse mandato, a prefeitura ficou impossibilitada de continuar disponibilizando o local e a cessão de servidores para o funcionamento do posto, que acabou sendo desativado”, explicou Brunetta.
O prefeito destacou, no entanto, que atualmente a prefeitura tem condições e está disposta a retomar a parceria junto ao governo estadual, para que o posto seja reativado. “Precisamos de um investigador urgente, afinal, um município com apenas cinco mil habitantes não pode ficar à mercê de tanta violência, com roubos, prostituição e outros crimes gerados pelo tráfico e uso de drogas”.
Embora conte com um núcleo da Polícia Militar, todas as ocorrências precisam ser feitas na delegacia de Primavera do Leste.Para Max Russi, a disponibilidade da Prefeitura e a vontade do prefeito em resolver o problema devem ser levadas em conta. “Vemos que há essa possibilidade, afinal o mais difícil é manter o espaço físico, disponibilizar servidores e custear as despesas de manutenção e o prefeito está oferecendo tudo isso”.
O parlamentar frisou ainda que “infelizmente o aumento da violência no pequenos municípios é um problema que aflige os gestores e o próprio governo do estado, que não tem condições de manter uma estrutura em cada uma das 141 cidades de Mato Grosso. Por isso, precisamos aproveitar o interesse das prefeituras e trabalhar junto no combate a violência. Vamos fazer gestão para que essa demanda seja atendida e para que os moradores de Santo Antônio do Leste se sintam mais seguros”.

















