O deputado estadual Max Russi (PSB) retomou as discussões sobre a reabertura do Parque da Serra Azul, um dos principais cartões postais da cidade de Barra do Garças. Ele se reuniu com o vice-governador e secretário de Estado de Meio Ambiente, Carlos Fávaro, e com o secretário adjunto de Turismo, Luiz Carlos Nigro, no fim da tarde desta quarta-feira (07).
Entre as solicitações, o parlamentar pediu celeridade na aprovação dos projetos elaborados por uma empresa privada, por meio de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público Estadual, que prevê a construção da guarita da escada, o ordenamento e organização da escadaria e laterais, construção de um novo mirante ao redor do Cristo, área de estacionamento e passarela.
“É um compromisso já assumido pelo Governo do Estado a reabertura do Parque da Serra Azul, em Barra do Garças. O deputado Max nos trouxe algumas demandas que dependem da Sema e eu garanto que vamos trabalhar com prioridade. Já na sexta-feira vou pedir para analisar esses projetos, para que, caso tenha alguma pendência, poder sanar o mais rápido possível e, caso contrário, liberar imediatamente para a execução das obras”, garantiu Fávaro.
Para a reabertura integral do parque também será necessário a reforma do centro de atendimento ao visitante, o ordenamento das trilhas das cachoeiras e a recuperação da estrada que liga o centro de visitante até o mirante do Cristo. Neste caso, o deputado apresentou ao secretário a necessidade da elaboração dos projetos e se comprometeu a buscar apoio da prefeitura e investir emendas parlamentares para a execução das obras.
“Com certeza se a Sema elaborar os projetos podemos captar os recursos para as obras. O prefeito Roberto Farias já se disponibilizou a ajudar e vai contribuir na recuperação da estrada, cuja manutenção já é feita pela prefeitura, e eu também tenho condições de destinar recursos por meio de emendas para viabilizar essas reformas”, se comprometeu o parlamentar.
O secretário de Turismo, Luiz Carlos Nigro, destacou o potencial turístico de Barra do Garças, os diversos investimentos públicos e privados e a importância desse parque para fomentar ainda mais o turismo da região.
“Barra tem sido destaque e motivo de orgulho para o Estado. No mês de novembro iniciamos o itinerário aéreo, com voos diretos saindo aqui da Capital, que também teve articulação do deputado Max Russi e só foi possível graças ao programa de incentivo do Governo do Estado, que reduziu o ICMS sobre o combustível usado na aviação, que despertou o interesse da empresa Azul e está permitindo passagens com valores acessíveis a população”, lembrou Nigro.
Ele também citou os investimentos do Governo para a construção do Centro de Eventos, com capacidade para 1,5 mil pessoas, além da revitalização do Parque das Águas Quentes, rodovias e a as obras na avenida Beira Rio (no Porto do Baé) e até arriscou um prazo para a reabertura do Parque da Serra Azul.
“Com o apoio do deputado Max e do secretário e vice-governador Carlos Fávaro nós iremos reabrir o Parque Estadual da Serra Azul para que a população possa usufruir de toda aquela maravilha turística. Acredito que no primeiro semestre de 2017 já teremos novidades positivas para este importante parque estadual”.
Reabertura do Parque –O deputado Max Russi lembrou que a reabertura do Parque da Serra Azul é uma discussão que se arrasta há mais de um ano e que está muito próxima de um final feliz. “Iniciamos essa discussão ainda em 2015, quando da nossa visita ao município de Barra e a cobrança da população, que tem esse parque uma opção de turismo, lazer e fé”, declarou o deputado.
Ele ainda acrescentou que durante esse período algumas medidas foram acordadas em um protocolo de intenções, assinado por ele, pelo governador Pedro Taques, pelo prefeito Roberto Farias, pelo Promotor Marcos Brant, e por representantes da Câmara Municipal e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente. “Depois desse documento tivemos a abertura de duas rampas de voos livres e a visitação monitorada pra instituições de ensino, mas ainda precisamos reabrir definitivamente o parque para uso do cidadão”.
Também foi proposto um TAC pelo Ministério Público, onde o Condomínio Parque da Serra, que está situado em uma Área de Preservação Ambiental (APA) pudesse, através de medida compensatória e indenizatória elaborar os projetos e executar as obras. Os projetos já foram aprovados pelo Conselho do Parque e aguardam a autorização da Sema para execução das obras.
“Estamos muito próximos de entregar esse presente aos cidadãos e turistas de Barra. Há ainda a discussão sobre outras questões, como a instalação de antenas no parque, que deverá ser encaminhada com uma conversa entre a Sema e as empresas portadoras das antenas e um Termo de Referência para o Plano de Manejo da APA. Tudo isso nós encaminhamos nessa reunião com os secretários e acredito que, muito em breve, a população estará comemorando a reabertura do parque”, finalizou o deputado.
Turismo –De acordo com a gerente do parque, Cristiane Schnepfleitner, a média anual de visitação variava entre 30 a 35 mil pessoas com diversos atrativos, como: a escadaria para o Cristo; o mirante; as trilhas para o circuito de 15 cachoeiras, com alturas médias de 15 a 25 metros; e a Gruta dos Pezinhos, que continuará interditada, ainda que haja reabertura de outros atrativos, até que se faça um estudo para visitação sustentável, já que a caverna abriga pinturas pré-históricas de valor antropológico incalculável e que estava passando por deterioração.

















