Maluf homenageia Dante de Oliveira

lula, delcídio e mais 5 viram réus por tentar obstruir a lava jato

Os 10 anos do falecimento do ex-governador Dante Martins de Oliveira, completados nesta quarta-feira (06), foram lembrados pelo presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Guilherme Maluf (PSDB).

Durante sessão plenária matutina, o deputado afirmou que Dante “foi certamente o político mato-grossense de maior expressão nacional”. O “status” segundo Maluf, se deve à apresentação da emenda constitucional das “Diretas Já”, no início de seu mandato como deputado federal, em 1984, que pretendia devolver aos cidadãos o direito de votar para a presidência da República.

“A emenda Dante de Oliveira contou com forte apoio popular e se transformou no maior movimento político da história do Brasil. Mesmo não tendo sido aprovada pelo Congresso, ela teve papel fundamental no processo político que garantiu a reconquista da democracia no país”, declarou o parlamentar.

Dante de Oliveira foi ministro da Reforma Agrária, prefeito de Cuiabá, deputado federal, deputado estadual e governador por dois mandatos, período em que modernizou o estado através de uma grande reforma administrativa.

“Dante privatizou estatais, equilibrou as finanças públicas, fez obras inigualáveis, como a usina de Manso, e atraiu investimentos externos que transformaram Mato Grosso na potência agropecuária que é hoje”, frisou Maluf.

O deputado afirmou ainda ter ingressado no PSDB a convite de Dante. Na época, ele havia sido eleito vereador pelo Democrata e filiou-se à nova sigla por apostar em seu futuro.

Em homenagem à sua destacada atuação política, Dante Martins de Oliveira foi declarado patrono da atividade política mato-grossense através da Lei n° 8.647/2007, de autoria do deputado Guilherme Maluf. Além disso, empresta seu nome à sede da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Com o intuito de manter viva a memória do político, o deputado Wilson Santos (PSDB) apresentou requerimento para realização de sessão especial no dia 4 de agosto em sua homenagem, documento que foi assinado por Guilherme Maluf e outros deputados.