Maluf foca atuação em defesa dos municípios mato-grossenses

melhor solução para o país é votar denúncia contra temer na quarta, diz maia

No primeiro semestre de 2017 o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) dedicou atenção especial à defesa dos interesses dos municípios mato-grossenses. Nesse período, o parlamentar visitou 36 municípios e recebeu em seu gabinete representantes de aproximadamente 80.

Além de ouvir as principais demandas dos municípios, Maluf buscou alternativas para solucioná-las, seja por meio de emenda parlamentar, buscando parcerias ou intermediando diálogo junto ao Governo do Estado.

Após visitar in loco e tomar conhecimento das necessidades de Alto Paraguai e Diamantino, o deputado destinou a eles emendas parlamentares no montante de R$ 300 mil.

Do total de recursos, R$ 150 mil foram destinados à execução de obras de pavimentação tipo calçamento de três ruas localizadas no centro histórico de Alto Paraguai. Já o município de Diamantino foi contemplado com R$ 150 mil para revitalização da praça Benedito Bruno Lemos, localizada em frente à Prefeitura Municipal.

Em Nova Olímpia, Maluf se reuniu com o prefeito Zé Elpidio (PSD), secretários municipais, vereadores e empresários. No local, anunciou a destinação de R$ 100 mil para reforma do Centro de Convivência de Idosos e se comprometeu a trabalhar para viabilizar a liberação de recursos para implantação da rede elétrica no Distrito Industrial no município.

Após interlocução junto à Casa Civil, o deputado conseguiu autorização de um convênio no valor de R$ 250 mil para execução do serviço.

Em São José do Rio Claro, Maluf comunicou a destinação de R$ 170 mil para aquisição de um ônibus escolar e recebeu do prefeito Valdomiro Lachovicz (PP) e de vereadores do município o pedido de apoio para conclusão das obras de construção de uma escola modelo, que foram iniciadas há três anos.

Após articulação junto ao Governo do Estado, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informou, por meio de ofício, que dará continuidade às obras em 2018.

Ao município de Barão de Melgaço, Guilherme Maluf destinou R$ 100 mil de suas emendas parlamentares para reforma do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

O deputado também conseguiu junto à Secretaria de Estado de Educação (Seduc) aporte financeiro para fornecimento de combustível às embarcações que fazem o transporte de estudantes que residem em áreas ribeirinhas.

Ainda para o município de Barão de Melgaço, Maluf está buscando apoio da iniciativa privada para viabilizar as obras de reforma da Creche Municipal Professora Esmaelita da Silva Lara. A unidade possui estrutura precária e está localizada na beira da rodovia e não possui muros, o que representa um grande risco às 96 crianças que a frequentam.

O município de Nobres, por sua vez, foi beneficiado com recursos na ordem de R$ 100 mil, provenientes de emenda parlamentar do deputado, para iluminação da avenida localizada na entrada da cidade e construção de um pórtico no mesmo local.

Portas abertas

Em seu gabinete, Guilherme Maluf reuniu-se com representantes de dezenas de municípios e recebeu diversas demandas, relacionadas principalmente às áreas de saúde, educação e infraestrutura.

Pontes

Visando facilitar o transporte de veículos e pessoas, o deputado reivindicou junto ao Governo do Estado a inclusão de 19 municípios na lista dos que serão beneficiados com a construção de pontes de concreto.

Saúde

Articulação liderada pelo deputado Guilherme Maluf resultou na abertura de diálogo entre o Governo do Estado e municípios que foram prejudicados pela publicação da Portaria nº 111/2017, que reduziu o repasse para custeio de hospitais do interior.

Durante reunião com os secretários da Casa Civil, José Adolpho, de Saúde, Luiz Soares, deputados estaduais e secretários municipais de saúde, Maluf sugeriu que o Governo do Estado conceda um prazo para a aplicação da portaria, com o objetivo de evitar que a população seja ainda mais prejudicada.

Diálogo permanente

O deputado estadual e primeiro-secretário da Casa de Leis também defendeu a constituição de uma plenária para debater temas de interesse comum entre os municípios mato-grossenses.

“Essa reunião entre deputados estaduais e prefeitos tem que se tornar mais frequente para debatermos temas de interesse de todos, como saúde e segurança pública. Temos que dar as mãos, ser solidários e procurar alternativas criativas para sair dessa crise”, declarou, durante a 1ª Marcha a Cuiabá de prefeitos e vereadores.