O programa “Por Dentro do Parlamento” encerrou mais uma temporada com a participação de 2,7 mil estudantes de 82 escolas públicas e privadas de Mato Grosso. Por meio do projeto, crianças e jovens podem conhecer a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o trabalho desempenhado pelos deputados estaduais e as funções legislativas, administrativas e de atendimento à sociedade. Em 19 anos de existência, 83 mil visitantes participaram do “Por Dentro do Parlamento”
Alunos da E.E. Terezinha de Jesus da Silva, de Várzea Grande(Foto: Marcos Lopes/ALMT)
A última visita de 2016 foi realizada pelos alunos do 9º ano da Escola Municipal de Educação Básica Quintino Pereira de Freitas,de Cuiabá,. Eles iniciaram o percurso pelo saguão principal, área responsável pelo atendimento ao público e onde está localizado o Espaço Cidadania. Depois, foi a vez do Instituto Memória, que preserva toda a memória do Poder Legislativo de Mato Grosso.
As crianças ainda conheceramum gabinete de deputado, a capela e o Plenário das Deliberações, que é palco das sessões ordinárias e solenes que ocorrem os debates políticos da Casa de Leis.
Toda essa experiência pôde mudar o conceito do jovem Antônio Moraes, 09, que não conhecia a Assembleia Legislativa e se surpreendeu com o que viu. “Eu pensava que a Assembleia fosse uma igreja e não sabia o que os deputados faziam”.
Alunos da Escola Municipal Quintino Pereira de Freitas visitam o Instituto Memória da ALMT(Foto: Angelo Varela/ALMT)
Já a estudante Isabela Ramos Rodrigues Pinheiro, 09, possuía uma noção sobre as atividades desempenhadas pelo Poder Legislativo, mas ainda não conhecia pessoalmente a estrutura. “Eu já tinha ouvido falar da Assembleia e pesquisei na internet antes da visita. Mas agora pude ver de perto onde as leis são feitas, como são armazenadas e até que podemos sugerir projetos para os deputados”.
A coordenadora do colégio, Rose Mary de Holanda, conta que esta foi a segunda turma a participar do projeto e que sair da sala de aula possibilita aos estudantes conhecerem na prática como funciona o Poder Legislativo. “Esta vivência ajuda na formação dos alunos enquanto cidadãos também. Quando voltamos para a sala de aula, eles têm outra visão sobre a política, contextualizam o que estão aprendendo com o que viram na Assembleia”.
O professor José Ival de Souza, responsável pelo projeto, explica que para participar dos projetos, as escolas podem entrar em contato com a Assembleia e solicitar um agendamento. A ALMT disponibiliza um ônibus para o transporte e também lanche para os visitantes. Este ano o programa já foi encerrado, mas volta a partir de fevereiro de 2017. O telefone para contato é (65) 3313-6282.

















