Um inquérito público acusa o exército nigeriano de matar 347 xiitas e despejá-los em uma vala comum na cidade de Kaduna. O caso aconteceu no fim do ano passado. A história foi revelada no site da Al Jazeera.
O massacre teria ocorrido no dia 12 de dezembro do ano passado, quando fiéis xiitas que frequentam uma cerimônia religiosa obstruíram o comboio do chefe deexército da Nigéria, o tenente-general Tukur Yusuf Buratai. “O Exército nigeriano usou força excessiva”, disse o relatório de 193 páginas, que está disponível online.
No total, 349 pessoas foram mortas, incluindo um soldado e um adorador Shia que morreu mais tarde sob custódia. A comissão, a configuração com o governo do estado de Kaduna, disse que os responsáveis ??pelas mortes deveriam ser processados, o que confirma as conclusões de um relatório da Anistia Internacional anteriormente. “A Comissão recomenda, portanto, que deve ser imediatamente tomadas medidas para identificar os membros da NA (Exército nigeriano) que participaram da matança com a finalidade de julgar-los”, disse.
A Anistia Internacional acusou o exército de deliberadamente matar a tiros os seguidores xiitas do clérigo pró-iraniano Ibrahim Zakzaky, enterrá-los em valas comuns e destruir provas do crime. Os militares sustenta que seus soldados agiram de acordo com as regras de engajamento, após a multidão tentou assassinar Buratai.


















