Lula se reúne com Temer e lideranças do PMDB

tráfego de caminhões em rodovias federais terá restrições nos feriados de 2016

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomou, nesta quarta-feira (12), café da manhã com lideranças do PMDB. O encontro ocorreu no Palácio do Jaburu, em Brasília, residência oficial do vice-presidente Michel Temer. O objetivo é uma maior aproximação entre o governo e setores do partido.

Também participaram do encontro o presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), o ex-presidente José Sarney e os senadores Romero Jucá (RR), Eunício Oliveira (CE) e Jader Barbalho (PA), além dos ministros do Turismo, Henrique Eduardo Alves, e de Minas e Energia, Eduardo Braga.

Na terça-feira (11), o ex-presidente Lula disse, em discurso na abertura da 5ª Marcha das Margaridas, que retomará suas viagens pelo país para defender o governo e o PT. “Queria dizer para vocês que, há cinco anos, deixei a Presidência e tem gente que me encontra e se queixa de que não falo com a imprensa. Não falo porque não é papel de um ex-presidente falar, porque o papel é da presidenta", disse. "Agora, estou quieto no meu canto, mas todo santo dia tem uma provocação, tem uma coisa e eu estou quieto. Mas quero dizer que agora estou dizendo que estou preparando o meu caminho para voltar a viajar por este país”.

Ainda na terça-feira, o vice-presidente da República fez outra reunião, em seu Gabinete, com líderes da base do governo na Câmara dos Deputados para discutir a agenda política da semana.

Ao chegar à reunião, o líder do PMDB na Câmara, o deputado federal Leonardo Picciani (RJ), disse esperar “equilíbrio” da Câmara de Deputados e do Senado Federal, cujos presidentes são do partido, com relação às dificuldades encontradas pelo governo para aprovar matérias referentes ao ajuste fiscal proposto pela área econômica.

“Tenho convicção que as duas Casas do congresso terão esse equilíbrio”, acrescentou. Os jornalistas perguntaram a Picciani se os integrantes do Senado vêm se comportamento como “bombeiros” enquanto a Câmara vem atuando como “irresponsável”. O líder do PMDB na Câmara respondeu: “O Senado tem todo o direito de exercer o papel que acha que deve exercer. Eu não creio que exista essa condição de uma das Casas ser responsável e a outra irresponsável”.