
A força-tarefa “Blitz se Liga na Rede” fiscalizou 38 edificações, entre casas, prédios residenciais e terrenos multifamiliares, no Norte da Ilha. As ações ocorreram nos dias 29 e 30 de abril, e em 5, 6 e 7 de maio, contra ligações clandestinas no sistema de esgoto.
Segundo a Prefeitura de Florianópolis, que comandou a fiscalização ao lado da Casan (Companhia Catarinense de Água e Saneamento), todos os locais visitados apresentaram pelo menos uma irregularidade, sendo que em 13 situações foi constatado esgoto sendo lançado na rede pluvial.
Em outras três situações, os efluentes eram despejados a céu aberto. Ao todo, foram encaminhados 13 lacres de tubulações.
Os imóveis vistoriados ficam localizados na rua Vicentina Custódio dos Santos, na Vargem do Bom Jesus, na servidão Vale do Arco-Íris, na Vargem Grande, e na rua Quadrangular e servidão Safira, ambas nos Ingleses.
A Floram irá multar os responsáveis dos 13 imóveis em que foi comprovado lançamento do esgoto na rede pluvial, com base no Decreto Federal 6514/08, que prevê penalização a partir de R$ 5 mil.
Em outros 24 casos, a Vigilância intimou o proprietário a corrigir a irregularidade sob pena de multa. A ação Floripa se Liga na Rede contabilizou 15 edificações fiscalizadas, 13 casos de lançamento de esgoto na pluvial e dois locais com inadequações em caixas de gordura.
A força-tarefa envolveu fiscais da Vigilância em Saúde, Floram, equipe de apoio da Intendência, e Echoa Engenharia, empresa responsável pela operação do Programa Floripa se Liga na Rede, além profissionais da Casan.



















