Janela de transferência pode transformar PSDB no maior partido da Câmara de Vereadores

pedro taques é filiado ao psdb em ato para 5 mil pessoas e líderes nacionais

A possível abertura de uma janela de 30 dias de transferência para que parlamentares possam trocar de legenda, sem o risco de perderem seus mandatos, tem provocado muita especulação na Câmara de Vereadores.

A proposta já foi aprovada pela Câmara Federal, e precisa passar pelo Senado até outubro para valer já para as eleições do próximo ano.

A troca de cadeiras pode mudar consideravelmente o cenário atual na Casa de Leis. O PMDB é o partido com o maior número de vereadores na Câmara de Rondonópolis. Dos 21 legisladores da casa, 5 são da sigla.

Essa liderança, que tem grande poder barganha com o executivo, está ameaçada pelo PSDB, que no momento conta apenas com o vereador licenciado Rodrigo da Zaeli.

Com a prováveis mudanças, a sigla pode ter até 6 representantes no legislativo. Um nome certo é Aristóteles Cadidé. Sua saída do PDT deve ser anunciada nas próximas semanas.

Ibrahim Zaher (PSD), Roni Magnani (PP), Milton Mutum (PSD) e Jailton do Pesque Pague (PDT) são os mais especulados para aumentarem o ninho dos tucanos na Câmara.

Os quatro preferem não comentar o assunto publicamente, mas o PSDB vislumbra com entusiasmo a possibilidade. “Esses vereadores seriam ótimos nomes para nosso partido. Se essas mudanças forem concretizadas ganhamos mais visibilidade e quanto mais gente, melhor é a articulação política para 2016”, explica Zaeli, que é presidente regional do PSDB.

A data limite para quem pretende se candidatar às eleições de 2016 se filiar ou mudar de partido é 2 de outubro.