Home Mato Grosso Igrejas de Juína e região contribuem para o sucesso de programas do...

Igrejas de Juína e região contribuem para o sucesso de programas do Estado

[rev_slider alias="topo-home-728x90"]

O governador Pedro Taques pediu apoio das denominações religiosas para garantir sucesso dos programas socais do Estado como o Pró-Família. O chefe do Poder Executivo Estadual participou de reunião com representantes e membros de igrejas nesta quinta-feira (21.09), durante a 9ª edição da Caravana da Transformação.

No encontro realizado pelo Movimento Cristão da Casa Civil, eledestacou que a Constituição, apesar de falar em estado laico, em momento algum impede relação entre o estado e a religião. O governador reforçou que as igrejas estão próximas à população e conhecem a realidade dos que mais precisam. Destaca que, por muitas, a situação de vulnerabilidade é extrema a ponto de somente a igreja conseguir identificar o caso.

“Mato Grosso tem mais de 3,3 milhões de habitantes. Nós temos 120 mil famílias vivendo com até R$ 85, por mês. Ou seja, vivem abaixo da linha da pobreza. O Estado precisa dar uma ajuda neste momento de dificuldade. Por isso, nós criamos o programa Pró-Família, comandado pelo secretário Max Russi e teve apoio dos deputados estaduais. Mas não é um programa que só dá dinheiro. Ele dá o peixe e ensina a pescar. A família ganha R$ 100 por 12 meses, mas precisa fazer os cursos para ao sair do programa tenha uma renda melhor”, comentou.

Taques também falou dos esforços do Governo para cumprir o compromisso de não deixar nenhum mato-grossense pra trás. Quanto a isso, destacou o projeto Muxirum da Educação que deve alfabetizar 50 mil pessoas. A Caravana da Transformação já atendeu quase 10% da população mato-grossense com algum serviço de saúde ou cidadania.

O assessor especial da Casa Civil, Beto Corrêa, responsável pela articulação com as denominações religiosas, destaca que o Governo do Estado tem fortalecido a relação com as igrejas. Destaca que a cada caravana a reunião tem ganhado mais participantes e pessoas interessadas em contribuir com as ações sociais.

O deputado estadual Sebastião Rezende disse que é um momento importante em que o governador deixa a capital e vai para o interior, tendo a oportunidade de ouvir a comunidade cristã e responder seus questionamentos. “Aqui há uma liberdade maior, até das lideranças religiosas, em poder se expressar sobre ações sociais e também em questões do dia a dia da sociedade”, afirmou o parlamentar.

Representando a Igreja Católica na reunião, Dom Neri José Tondello, iniciou sua fala agradecendo ao Governo por trazer à cidade a Caravana da Transformação. Segundo ele, é lindo ver que pessoas que estavam cegas voltarem a enxergar depois da cirurgia.

Ele também destacou a melhoria do diálogo entre o Governo do Estado eas denominações religiosas e prefeitos da região. “Sabemos que o Estado não tem possibilidade de fazer tudo sozinho e nem conseguiria, mas juntos nós podemos fazer mais”, finalizou.