Hospital de Cuiabá realiza 1º implante no cérebro para tratamento de câncer no sistema nervoso

hospital de cuiabá realiza 1º implante no cérebro para tratamento de câncer no sistema nervoso

Cuiabá passa a oferecer mais uma técnica nova no combate ao câncer no sistema nervoso central, que já é usada nos grandes centros do mundo. É a implantação do reservatório de Ommaya, um dispositivo, em forma de cúpula, colocado por sob o couro cabeludo, para acesso ao ventrículo lateral do cérebro através de um cateter, e destinado a aplicação de quimioterapia intratecal.

A cirurgia foi realizada no Hospital Amecor pela equipe do neurocirurgião Dr. Roger Rotta e o neurocirurgião assistente Dr. Átila Monteiro Borges. “Esse procedimento é feito em vários países. Entre essas equipes está a minha que abriu essa nova opção de tratamento para pacientes com câncer no sistema nervoso central sem precisar passar por punções lombares diárias, que são dolorosas e aumentam o risco de infecção em pacientes imunossuprimidos, para injetar a quimioterapia. Com o reservatório que é implantado na cabeça, a medicação é inserida através dele e chega ao sistema nervoso central de forma ágil e eficiente garantido uma maior concentração e eficácia do quimioterápico visando uma melhor qualidade de vida para o paciente que precisa passar pelo tratamento. É um procedimento muito utilizado em crianças”, comenta o neurocirurgião Roger.

Segundo o Dr. Rotta, a principal vantagem da técnica é que os quimioterápicos tem uma dificuldade de ultrapassar a barreira hematoencefalica quando administrado por via sistêmica, diminuindo assim o efeito no SNC, com essa técnica a medicação consegue chegar com elevada concentração independentemente de suas propriedades físico-químicas, ou seja, é mais eficaz que a quimioterapia por via sistêmica.