Homem volta à vida depois de ser submetido a banho de gelo

obama diz considerar brasil um líder mundial

Um homem com o coração paralisado voltou à vida depois de ser submetido a um banho de gelo.

Bulent Sonmez, de 40 anos, é pai de dois filhos e natural de Ancara, na Turquia. Ele sofreu um ataque cardíaco fulminante e voltou à vida depois que os médicos o colocaram em um banho de gelo.

Os médicos acreditavam se tratar de um caso perdido quando tentaram, em vão, reanimá-lo.

Em uma última tentativa, médicos usaram um tratamento controverso, conhecido como hipotermia terapêutica, que reduz a temperatura do corpo para apenas 30º C negativos, limitando os efeitos da falta de oxigênio nos órgãos.

Quando o coração de Bulent foi reanimado o paciente acabou monitorado por 24 horas mantendo sua frequência cardíaca e retornando seu corpo à sua temperatura normal.

Infelizmente a alegria de seus familiares durou pouco, uma vez que Sonmez não se lembrava de sua esposa e filhos.

Desde então, o paciente tem sido capaz de juntar aos pouco sua memória conforme um tratamento especializado para estes casos.

Sua esposa, Sibel Sonmez, de 39 anos, disse à imprensa local: “Foi como um filme, eu não sabia como explicar às duas crianças que o pai não se lembrava delas”.

O médico, Dr. Omer Zühtü, comentou o caso: “O paciente recebeu alta há oito meses e parece ter recuperado grande parte de sua memória perdida”.

O tratamento de hipotermia terapêutica pode ser usado para limitar os efeitos da falta de oxigênio em ataques cardíacos. Contudo pode causar graves danos cerebrais.

Ele é usado ocasionalmente no Reino Unido quando há consentimento por escrito fornecido pelos parentes mais próximos.