Durante o período de carnaval é quando o estoque do Banco de Sangue do município precisa ser abastecido, a demanda é maior por conta do número de acidentes de trânsito que são frequentes nesta época, acidentes muitas vezes provocadas por excesso no consumo de álcool.
De acordo com a coordençãodo Hemocentro de Rondonópolis, é preciso que que população se conscientize e doe, pois a sua doação pode salvar vidas. Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 68 anos (menores de idade necessitam de autorização dos pais ou responsáveis), manter hábitos de vida saudáveis e não estar tomando medicamentos. A pessoa deve levar um documento de identificação com foto e evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.
O homem enquanto doador poderá doar a cada três meses, tendo assim quatro doações em um ano, para a mulher a doação pode ser feita a cada quatro meses, contabilizando três vezes em um ano. Para pessoas acima de 65 anos a doação é feita a cada seis meses, sendo duas doações em um ano.
Quem quiser doar sangue antes de cair na folia ainda dá tempo, a unidade de coleta e transfusão funciona das 7h às 19h. O tempo de triagem e de doação não ultrapassa 45 minutos.
O banco de sangue fica na rua Rio Branco, Jardim Santa Marta, ao lado do Laboratório Central. O telefone para mais informações é o 3426-9505.


















