| Guiratinga | Dia “D” de combate ao Aedes começa na sexta

mais de 70% dos trabalhadores não se exercitam regularmente

A Secretaria Municipal de Saúde, do município de Guiratinga, com a presença do prefeito Hélio Goulart, realizou importante reunião para discutir a movimentação de combate ao mosquito da dengue no município.

Participaram da reunião, além da Secretária Municipal de Saúde, Nani Nascimento, o Secretário de Obras, Ricardo Machado, Secretário de Educação, Silval Vilela, o Chefe de Gabinete e Presidente da Comissão Municipal de Defesa Civil, Ari Bonilha, dois representantes da Policia Militar, padre Marcos Antonio representando a Igreja Católica, representante das Igrejas evangélicas, o coordenador da Vigilância Ambiental, Manoel Divino, a representante das ACS, agente Luzinete Silva e o presidente do Sindicato dos trabalhadores Rurais, Roberto Carlos da Silva (também do Conselho Municipal de Saúde).

Foi formada a Sala Municipal de Coordenação e Controle para o Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, previstas no Plano de Contingência e Plano de Ação Emergencial, do Ministério da Saúde, que tem como função coordenar as ações de combate ao mosquito em Guiratinga.

Na reunião ficou estabelecido ainda que os dias “D” de combate ao mosquito Aedes aegypti acontecerão nesta semana, nos dias 12 e 13 de fevereiro.

Uma ampla campanha de divulgação vem exortando a população a limpar seus quintais e colocar o material nas ruas nesses dois dias, com a prefeitura realizando um grande mutirão, através da Secretaria Municipal de Obras, para retirada desse entulho.

A Prefeitura Municipal irá organizar um dispositivo de fiscalização para coibir que as pessoas joguem entulho nos terrenos baldios nas saídas de Tesouro, Rondonópolis e Alto Garças. Todos aqueles que forem pegos jogando entulho em terrenos particulares e margens de rodovias próximas a área urbana, sofrerão as penalidades da legislação ambiental, inclusive podendo ser detidos e levados perante a autoridade competente para a instauração de procedimento de penalização.

“Temos que realizar uma verdadeira guerra contra esse mosquito. A única chance de temos de ser vitoriosos é envolver a comunidade nesse trabalho. Se todos estiverem conscientes das medidas que impedem a proliferação teremos sucesso, caso contrário, as doenças que ele provoca continuarão a incomodar as famílias e a matar as pessoas”, disse a Secretaria Nani Nascimento.