Governo decreta situação de emergência em 12 municípios

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, reconheceu a situação de emergência em municípios da Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba e Sergipe.

Confiraaquia portaria com o reconhecimento federal foi publicada na edição desta quinta-feira (1) doDiário Oficialda União.

A partir do reconhecimento, as prefeituras podem solicitar apoio à Sedec para as ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais, como o reforço das operações de abastecimento de água.

A medida também permite renegociação de dívidas para o setor de agricultura junto ao Banco do Brasil e a aquisição de cestas básicas por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, dentre outros auxílios.

Cidades afetadas

Bahia

Crisópolis–Estiagem

Quijingue–Estiagem

Maranhão

Governador Eugênio Barros–Estiagem

Graça Aranha–Estiagem

São Domingos do Maranhão–Estiagem

Minas Gerais

Cuparaque–Estiagem

Ibiracatu–Seca

Medina–Estiagem

Serranópolis de Minas–Estiagem

Várzea da Palma–Estiagem

Paraíba

Cuitegi–Estiagem

Sergipe

São Miguel do Aleixo–Seca