Governadores buscam solução conjunta para estabilização fiscal dos Estados

procon notifica cdl para que cobranças diferenciadas fiquem claras aos consumidores

Representantes do Poder Executivo de 20 Estados brasileiros participaram nesta terça-feira (22.11) de uma reunião no Palácio das Laranjeiras, em Brasília, para debater uma saída para a crise econômica nacional e ações conjuntas que possam levar àestabilização fiscal dos Estados. O encontrofaz parte da agenda do Fórum Permanente dos Governadores e contou com a participação do governador de Mato Grosso, Pedro Taques.

Na oportunidade, o governador mato-grossense defendeu que os Estados mantenham as ações que cobram da União a porcentagem que cabe aos governos estaduais sobre multas arrecadadas com a chamada lei da repatriação. Segundo Taques, a Constituição Federal concede esse direito aos Estados e estes não devem abrir mão de parte do montante arrecadado pelo Governo Federal. Liminarmente, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu o direito dos entes estaduais e determinou que a União faça o repasse referente ao que foi arrecadado com as multas.

Para o enfrentamento do momento, os Estados devem adotar medidas semelhantes de ajuste, já que nestes 20 Estados as despesas correntes crescem em descompasso com a receita. Para reverter esse processo, os governadores estudam medidas estruturais de controle dos gastos públicos. A preocupação maior externada foi com o gasto com pessoal e custeio da máquina pública.

No fim da tarde desta terça-feira, os governadores serão recebidos pelo presidente Michel Temer. Empauta estãoo Auxílio Financeiro para Fomento das Exportações (FEX), o ajuste fiscal e também a reforma da Previdência. “Todos os Estados recebem o FEX, mas em razão do volume de exportação, Mato Grosso é quem mais recebe. Também iremos tratar de uma ajuda especial aos Estados, reforma da Previdência e que as medidas tomadas pelo Governo Federal sejam compartilhadas pelos Estados. Nós estamos fazendo a nossa parte, queremos o ajuste fiscal, estamos fazendo isso, mas com desenvolvimento. Esse é o caminho”, disse Taques antes do encontro com Temer, no Palácio do Planalto.