Floripa é a quarta capital em número de casos do coronavírus

Ministros falaram em coletiva nesta terça (7) sobre o aplicativo para resgatar o auxílio emergencial, o uso da cloroquina, equipamentos médicos e isolamento seletivo

Florianópolis assumiu a quarta posição no país em número de casos a cada 100 mil habitantes. Foto: Banco de imagens

Os ministros do governo federal apresentam as medidas para o combate da pandemia de coronavírus durante uma entrevista coletiva no fim da tarde desta terça-feira (7). Além disso, o ministério da Saúde atualiza os dados de coronavírus no país: 667 pessoas morreram por causa da Covid-19 e há 13.717 casos confirmados no Brasil. A taxa de aumento no número de óbitos é de 12%, a de número de casos é de 14% e a taxa de letalidade chegou a 8%.

Florianópolis assumiu a quarta posição no país em número de casos a cada 100 mil habitantes, atrás de Fortaleza, São Paulo e Manaus. Na capital catarinense são 18.8 casos a cada 100 mil pessoas.

A região Sul do país tem 1.428 casos, com 34 óbitos, sendo 11 em Santa Catarina, segundo dados do Ministério da Saúde (que são atualizados com atraso frente às atualizações estaduais e municipais).

O maior número de casos do país, 78%, continua concentrado na faixa etária acima de 60 anos.

Aplicativo do auxílio emergencial

O aplicativo para realizar o cadastro para receber o auxílio emergencial de R$ 600 reais é a novidade desta terça-feira (7). A expectativa é que de 15 milhões a 20 milhões de trabalhadores informais não inscritos em programas sociais poderão utilizar a ferramenta.

Conforme o vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Cláudio Salituro, até às 16h, mais de 8 milhões de pessoas haviam baixado o aplicativo para Android.

Após a realização do cadastro, através do site ou aplicativo, os dados irão para a Dataprev. Em seguida, a empresa irá verificar os brasileiros que estão aptos para receber o auxílio e, em seguida, repassa as informações para a Caixa Econômica Federal que irá disponibilizar o recurso na conta informada no prazo de três dias.

Repatriados

Conforme o ministro da Casa Civil, general Walter Braga Neto, mais 129 brasileiros foram repatriados de Cochabamba, na Venezuela, nesta terça-feira (7).

Até o momento, mais de 12 mil brasileiros retornaram ao país com o auxílio do governo federal. O ministro também disse que o segundo avião saiu da China trazendo materiais médicos doados pela Vale. Outras três aeronaves devem chegar nesta semana.

Materiais e equipamentos de saúde

Segundo o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, a pasta já repassou R$ 7,6 bilhões para os estados trabalharem no combate do coronavírus.

O ministro relembrou que 40 milhões de equipamentos médicos devem chegar ao ministério da Saúde. Outras novas remessas estão planejadas para chegar aos 200 milhões de equipamentos que foram comprados.

Máscaras de TNT foram encomendadas e serão distribuídas para pessoas da segurança, serviços essenciais como, por exemplo, caminhoneiros. Além disso, as pessoas que dão apoio em hospitais também irão receber.

No entanto, Mandetta reforçou que as máscaras N95 são para os profissionais da saúde que estão trabalhando na área crítica, ou seja, quem está em contato com os infectados.

Cloroquina

O ministro afirmou que o medicamento estará disponível para os profissionais nos hospitais, assim como outros medicamentos. No entanto, o uso da cloroquina deve-se ao entender do médico. Porém, a sugestão é sempre avisar ao paciente porque existe a possibilidade de um efeito colateral.

Conforme o secretário Ciência, Tecnologia, e insumos Estratégicos em Saúde, Denizar Vianna, os estudos ainda estão na parte de documentação por causa do baixo número de casos tratados com o medicamento. No entanto, ele afirma que ainda não existe uma resposta concreta sobre o resultado do medicamento no tratamento.

Pacientes que receberam alta

Questionado se o número de pessoas que tiveram altas no Brasil seria divulgado, João Gabbardo Reis, secretário-executivo do ministério da Saúde, afirmou que um painel está sendo concluído e deve ser apresentado nos próximos dias.

Além disso, ele afirmou que 173 pessoas tiveram alta nas últimas 24 horas. O número equivale aos casos de pessoas que saíram do hospital e foram para casa e outras que deixaram a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e foram levados para quartos. O número é maior que as 114 mortes, no mesmo período.

Distanciamento social seletivo

Questionado sobre a mudança do distanciamento social ampliado para o seletivo, o secretário de vigilância em saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, afirma que cada cidade deve avaliar alguns pontos antes de tomar a decisão.

A avaliação deve levar em conta desde como o contágio está sendo realizado, se tem o número suficiente de equipamentos individuais, leitos de UTIs e profissionais capacitados para o trabalho.

Leitos de UTIs

O secretário-executivo do ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, calcula que o número de leitos é o suficiente para o atendimento dos casos.

Segundo ele, o total de 55 mil leitos só não é maior que os distribuídos na Alemanha. Além disso, mais de 30 mil devem ser colocados à disposição.