Florianópolis completa 347 anos em clima de quarentena e com ruas vazias

Capital catarinense comemora fundação em 23 de março. Eventos programados em comemoração foram cancelados para evitar propagação do coronavírus.

Centro de Florianópolis durante quarentena por causa do coronavírus — Foto: Reprodução

Em meio a uma quarentena por causa do coronavírus, a capital de Santa Catarina completa 347 anos nesta segunda-feira, 23 de março. Florianópolis está com outra rotina há pelo menos uma semana. Além das praias, as ruas e principais avenidas estão totalmente vazias. O estado catarinense tem 68 casos confirmados, sendo dez no município.

As aulas foram suspensas e eventos culturais cancelados pela Prefeitura. O decreto de situação de emergência do Governo do Estado ampliou restrições e o transporte coletivo deixou de circular, comércios, lojas, shoppings, academias estão fechadas. Apenas serviços essenciais funcional.

O Centro de Florianópolis amanheceu vazio, assim como as principais ruas, a exemplo da Avenida Beira-mar, que tem fluxo intenso de veículos. O movimento no Centro costuma ser menor nos feriados, com os moradores e turistas procurando praias e parques, além dos locais que costumam ter shows e espetáculos ao vivo por causa do aniversário, mas ficou ainda mais vazio.

Avenida Beira-mar em Florianópolis durante quarentena — Foto: Reprodução

Mas dessa vez, a comemoração deve ser em casa e individual. A permanência em praias, parques e outros locais públicos também está proibido e forças de segurança estão fiscalizando para que as regras sejam cumpridas no sentido de garantir a segurança da população. Apesar da previsão de dia de sol e temperaturas altas, a recomendação é ficar em casa e usar água sem desperdícios para evitar problemas com abastecimento em um período também de estiagem.

As segundas-feiras cheias de correria, de ruas com vendedores ambulantes, grupos de adolescentes conversando, trabalhadores apressados está sendo ensolarada e com as avenidas, ruas e calçadões de Florianópolis vazios.

Rua Felipe Schmidt concentra muitas das lojas no Centro da capital de SC e está totalmente vazia — Foto: Reprodução

As mesas na esquina do Senadinho, ponto tradicional entre as ruas Trajano e Felipe Schimitt, com cheias de idosos conversando e jogando baralho, damas e outros jogos, e também sob a figueira da praça XV, estão também vazias. Os jogadores estão em casa, se preservando para uma nova partida após a quarentena.

Ticen, principal terminal de ônibus de Florianópolis, está fechado — Foto: Reprodução

O decreto de emergência do Governo do Estado estipulava pelo menos sete dias de quarentena, mas o governador Carlos Moisés, assim como o prefeito Gean Loureiro, sinalizaram nas suas últimas falas a possibilidade de as restrições serem prorrogadas e recomendam para que a população fique em casa.

Enquanto isso, a orientação para a população da capital é para que, caso apresente sintomas suspeitos, a pessoa ligue para o serviço “Alô Saúde”, pelo telefone 0800-333-3233, e siga as recomendações.