‘Ficamos indignados’: Prefeito de Blumenau comenta prazo para implantação de plano de ação contra Covid-19

Decisão determinou que o município terá que fazer um protocolo de atendimento com fluxograma, criar um grupo gestor e adequar o serviço de atendimento por telefone.

Prefeito de Blumenau comenta decisão da Justiça que cobra implementação de plano de enfrentamento à Covid-19 — Foto: Reprodução

O prefeito de Blumenau, Mario Hildebrandt, afirmou ter recebido com surpresa a notícia sobre a decisão é do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) que determinou um prazo de 48 horas para que a cidade implante um plano de contingência para enfrentamento à Covid-19. A decisão da Justiça foi em resposta a uma ação civil pública da Defensoria Pública do Estado.

Em entrevista ao Bom Dia Santa Catarina desta terça-feira (12), o prefeito disse ainda que ficou sabendo da ação civil pública durante o fim de semana, pela imprensa. Conforme Hildebrandt, a notificação foi entregue à prefeitura segunda-feira (11) e nesta terça serão entregues os documentos solicitados.

Denúncia

De acordo com a denúncia, a prefeitura não tem um planejamento para atender a população no combate a doença e as equipes de saúde estão “desprovidas de gestão, orientação e treinamento […] inclusive quanto aos riscos de contágio no ambiente de trabalho”. O município tem o registro de duas mortes e é o terceiro maior número de novos casos confirmados da Covid-19 no estado, 297 pessoas diagnosticadas com doença, de acordo com o último balando divulgado no domingo (10).

Na decisão deferida na noite de sábado (9), a juíza Cibelle Mendes Beltrame cita que o município não tem uma gestão e padronização de rotinas.

Em nota, a prefeitura disse que realiza ações como a aplicação do referido plano de contingência, a elaboração de protocolos para orientação da atuação dos profissionais de saúde e a formação de grupo de gestão multidisciplinar para suporte na tomada de decisões e execução das ações relacionadas à Covid-19.

A prefeitura encerra citando outras medidas como: a publicação de decretos e portarias regulamentando condutas; a estruturação dos atendimentos físicos e virtuais para casos suspeitos de Coronavírus; contratação de novos profissionais e a aquisição de testes e EPIs para garantir a proteção de todos os servidores da Saúde.