Fabris pede prioridade no pagamento de URV a servidores

A Assembleia Legislativa deverá retomar o pagamento da Unidade Real de Valor – URV a partir da próxima quarta-feira (16). A garantia foi dada pelo primeiro-secretário da Casa, deputado Ondanir Bortolini (Nininho – PR), durante sessão desta quinta-feira (10), em resposta ao deputado Gilmar Fabris (PSD), que cobrou prioridade nessa questão e chamou a atenção à necessidade de se priorizar o pagamento, especialmente, porque alguns servidores dependem desse dinheiro para fazer tratamento de saúde.

Nininho explicou que a suspensão atende ao pedido do Ministério Público Estadual para auditoria nos cálculos dos referidos pagamentos. “Na próxima quarta-feira deverá estar pronto o relatório com a relação de todos os servidores aptos a receber a URV”, afirmou.

Esse pagamento se refere às perdas salariais de servidores ativos, inativos e pensionistas do Legislativo durante a conversão das moedas, de Cruzeiro para o Real, em 1994. Um acordo judicial estipulou o pagamento parcelado, que está suspenso há três meses.

“Tem servidor que depende desse dinheiro para fazer tratamento contra câncer. E isso não pode esperar. A Casa tem que pagar!”, disse Fabris, ao explicar que essa não é nenhuma crítica pessoal à Mesa Diretora, mas questão de bom senso.

O peessedista argumentou que essa matéria já foi amplamente discutida, inclusive, com a Procuradoria Geral da Assembleia Legislativa. “Se o servidor tem dinheiro para receber, a Casa tem que pagar. Se o servidor estiver incorreto, ele vai ter que pagar pelo seu erro. Mas, pelo que me consta, conforme os procuradores desta Casa, está correto até então. Quero pedir a atenção dos companheiros da Mesa Diretora para efetuar o pagamento da URV ou me dar uma explicação plausível para justificar a suspensão”.