Um estagiário da Prefeitura de Xanxerê, no Oeste do Estado, teve o termo de estágio encerrado depois de espalhar notícias falsas sobre casos do novo coronavírus no município. A decisão foi divulgada na última terça-feira (5) pelo MP-SC (Ministério Público de Santa Catarina).
O Promotor de Justiça de Xanxerê, Marcos Augusto Brandalise, disse que o rapaz teve acesso a um relatório da Defesa Civil do Estado, onde constava a informação de 23 casos de coronavírus na Secretaria Regional da Defesa Civil, que inclui sete municípios.
Por meio do WhatsApp, o rapaz divulgou que os dados eram apenas de Xanxerê, o que causou um alvoroço nos moradores do município de 50 mil habitantes.
Brandalise também detalhou as medidas que estão sendo adotadas sobre publicações e compartilhamento de notícias falsas. O promotor ressaltou que informações colhidas ao acaso não podem ser publicadas como verdadeiras.
“É crime espalhar mentiras sobre pandemia e vamos investigar todos os casos, pois não é hora de achismo, essas pessoas serão responsabilizadas pelas notícias que compartilham”, salientou.
O Delegado Regional de Xanxerê, Adilson Bressan, ressaltou que a difusão de notícias falsas pode acarretar em processos tanto para quem publica como para quem compartilha, podendo levar a oito anos de reclusão.
“A Polícia Civil consegue rastrear a pessoa que publicou ou compartilhou a Fake News, e assim utilizar os meios necessários para conter quem está disseminando notícias falsas”, concluiu.

















