A Escola Estadual Gustavo Dutra, localizada na Serra de São Vicente, município de Santo Antônio do Leverger, realizou na última quinta-feira (15.09) a 1º Noite Artística Nossos Talentos. O evento, organizado pela gestão da escola e pelos professores e alunos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) vinculados ao projeto de Educomunicação, contou com exposições e apresentações dos alunos da unidade escolar.
A temática regional deu o tom ao evento. “Achamos muito oportuno trabalhar com os artistas da comunidade, pois nossas atividades giram em torno da temática regional”, comenta a coordenadora de Educomunicação da escola e professora de Língua Portuguesa, Iara Amorim Montagner.
Estudantes que participam do Educomunicação desenvolveram durante o semestre oficinas de jornalismo, audiovisual, fotografia, trabalho colaborativo e criatividade. Com isso, ela diz, o projeto auxilia na ampliação do diálogo na escola e possibilita o protagonismo dos estudantes no processo ensino/aprendizagem. “É uma forma de transformar diálogos unilaterais em bilaterais, estabelecer canais de comunicação para que os alunos consigam se manifestar, expressar sua voz. O rendimento deles melhorou muito, principalmente a escrita e a criatividade”.
De acordo com ela, houve melhora no desempenho das atividades escolares e os estudantes mostraram progresso na desenvoltura das socializações: “A articulação deles melhorou, estão falando mais e menos tímidos. Alunos muito introspectivos estão participando e se comunicando muito mais, e isso é muito bom” afirma.
Os modos de estudar e fazer trabalhos também mudaram na escola, segundo a professora. Para ela, as novas tecnologias estão mais presentes na sala de aula e nos diversos trabalhos de casa. “Essa mudança é fruto do projeto. Os alunos passaram a utilizar as tecnologias, principalmente o celular, para coletar informações, fazer pesquisa, editar textos etc. Assim, se tornaram produtores de conteúdo”, relata Iara, ressaltando que passaram a escrever e pesquisar mais e perderam o ‘medo do texto’.
Desenvolvimento escolar
A estudante Ediélica Camila, do 2º ano do ensino médio, diz gostar muito do projeto e estar satisfeita com a realização do evento. “Ações como essa não ocorrem com frequência, espero que a comunidade veja um pouco do que nós temos para mostrar”.
Para ela, as atividades do Educomunicação têm lhe ajudado muito nas tarefas escolares, melhorando o seu rendimento: “Minha timidez diminuiu, meus textos melhoraram muito, e isso me ajuda muito nas tarefas da escola”, conta.
O aluno Bruno Miranda, do 1º ano, é outro que se surpreendeu muito com a sua mudança após ter entrado no projeto. “Eu nem imaginava fazer o que eu estou fazendo, no começo foi um pouco difícil, mas agora não mais. Todas as atividades têm me auxiliado muito, meus textos melhoraram, recentemente eu tive a nota mais alta da minha sala na Olímpiada de Português”, argumenta, orgulhoso.
Enquanto o evento acorria, Bruno e Ediélica trabalhavam na produção de uma matéria em formato para telejornal, monitorados por um dos membros da equipe da UFMT. A ideia é que o vídeo seja editado, tornando-se uma matéria. Os estudantes também produzirão material em forma de texto.
Sandra Hakozaki, mãe da aluna Vanessa Hakozaki do 9º ano, também aprova o projeto. “As atividades são muito importantes para as crianças e adolescentes, pois os estimulam a se envolver mais com a escola”, aponta.
Vanessa também assegura que suas notas melhoraram, que está conseguindo estudar com mais disciplina e que há um diferencial nas atividades: “O projeto nos ajuda bastante, nos proporciona formas diferentes de aprender. É um grande estímulo”, diz a menina, frisando que o projeto articula os conhecimentos das matérias escolares ou áreas do conhecimento.
Educomunicação
O projeto piloto ‘Educomunicação Cultura Científica, outros saberes e cotidiano escolar’ é uma parceria da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT) e a UFMT. O objetivo da iniciativa é promover trabalhos colaborativos e produzir produtos educacionais.
Sob o comando de cinco professores e 20 estudantes de jornalismo, publicidade e audiovisual da UFMT, são desenvolvidas oficinas como texto jornalístico, produção de vídeo, produção de áudio, fotografia e uso das tecnologias digitais: arquivo nas nuvens, usos de aplicativos etc.
Além da EE Gustavo Dutra, participam do projeto sete escolas da rede estadual, nos municípios de Cuiabá, Santo Antônio de Leverger, Jangada e Jaciara.