
Contagem regressiva para entrega do elevado do Rio Tavares.
Faltando menos de 30 dias para o aniversário de Florianópolis, empresa responsável pela obra está mobilizada.
Obra mais aguardada pela população de Florianópolis depois da reforma da ponte Hercílio Luz, o elevado do Rio Tavares chegou à sua reta final de construção. Previsto para ser inaugurado durante as comemorações do aniversário de Florianópolis, a obra é um dos compromissos da administração do prefeito Gean Loureiro.
Os próximos 30 dias serão de muito trabalho para os funcionários da Conpesa, empreiteira do Grupo Pedrita responsável pela obra. Uma semana antes do previsto, foi realizada a terceira e última concretagem do último segmento do elevado, localizado entre os pilares 1 e 4. “Estamos mobilizados e conseguimos antecipar esta etapa da concretagem”, comentou a gestora do Grupo Pedrita, Regiane Baumgartner.
Após superar grande parte das desapropriações e concluir as pesquisas arqueológicas, a construção do elevado avançou mais de 50% nos últimos oito meses. Em outubro, novas frentes de trabalhos foram permitidas pelas desapropriações e a empreiteira abriu um segundo turno de trabalho, ampliando os serviços até as 22h durante a semana e até as 15h aos sábados. Já no começo do ano, o terceiro turno foi adotado e os trabalhos invadiram a madrugada até às 4h. “Estamos totalmente mobilizados para entregar o elevado no aniversário de Florianópolis”, destacou Baumgartner.
Na primeira quinzena de março, o último segmento do elevado vai ser “desenformado”, com a retirada do madeiramento que encobre o último trecho concretado. “O intervalo entre as concretagens se dá em razão da montagem da armadura dos vergalhões de aço e das fôrmas. Os volumes de concreto variam porque cada etapa tem uma geometria diferente”, explicou o engenheiro Edson Rodrigues. Nesta terceira concretagem foram aplicados 250 metros cúbicos de concreto, enquanto que nas anteriores foram 120 e 150 metros cúbicos, respectivamente
Atualmente, os serviços de demolições, escavação e reforço do subleito estão em execução nas áreas já liberadas pela prefeitura. Novas propriedades foram desapropriadas na semana passada. No elevado, após a concretagem, será feita a colocação de segurança, tipo New Jersey. Em outros trechos são realizados trabalhos de aterro, terraplanagem, pavimentação e as calçadas. E nos próximos dias começam os trabalhos de pintura e instalação da iluminação. “Está tudo muito bem encaminhado. Agora só precisamos definir a data de abertura, de inauguração e liberação das pistas”, disse o prefeito Gean Loureiro, vistoriou o elevado na última quarta-feira (20), durante a etapa de concretagem do terceiro segmento.
Fonte: Redação ND



















