Durante visita oficial à Noruega, o presidente da República, Michel Temer, ressaltou os esforços do governo brasileiro no combate ao desmatamento no País. Em reunião com a primeira-ministra norueguesa, Erna Solberg, reafirmou que a preservação ao meio ambiente está entre as principais vertentes na relação entre os dois países.
No encontro, que aconteceu nesta sexta-feira (23) em Oslo, Temer destacou a importância da contribuição norueguesa para o Fundo da Amazônia, que já chegou a US$ 1,1 bilhão de investimentos em projetos de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, além da promoção da conservação e do uso sustentável da Amazônia Legal.
“As contribuições da Noruega para o Fundo da Amazônia têm permitido um policiamento mais efetivo no sentido de evitar o desmatamento no nosso País, já que o Brasil é uma das grandes reservas ambientais do mundo”, disse.
O presidente também falou sobre o veto às medidas provisórias 756/16 e 758/16,que reduziam os limites de parques nacionais. Na ocasião, destacou que o governo brasileiro vem adotando medidas para ampliar os parques nacionais. Como exemplo, citou a Chapada dos Veadeiros (GO), que passará de 65 mil para 240 mil hectares, a Estação Ecológica do Taim (RS) e a reserva Biológica União (RJ).
Em Oslo, Temer lembrou que o meio ambiente está entre os pontos fundamentais da atuação do Brasil e da Noruega na reunião do G20, que ocorrerá em julho, na Alemanha.