Os deputados Sebastião Rezende (PR), Wilson Santos (PSDB) e Dr. Leonardo (PSD), usaram o pequeno expediente da sessão vespertina desta terça-feira (3), para destacar o trabalho das taquígrafas da Assembleia Legislativa pelo transcurso, em 3 de maio, do dia consagrado à classe.
O reconhecimento ao Dia Nacional do Taquígrafo ocorreu por decisão unânime no I Congresso Brasileiro de Taquigrafia realizado em São Paulo em 1950. A data também reverência a instalação da Assembleia Nacional Constituinte, em 1823, quando pela primeira vez taquígrafos parlamentares exerceram a profissão.
A taquigrafia é a área que define todo o tipo de escrita abreviado ou simbólico, para que dessa forma, seja possível escrever de maneira mais rápida. Seus sistemas fornecem diferentes abreviaturas e símbolos, permitindo que uma pessoa bem treinada consiga escrever de forma rápida, sendo capaz de acompanhar as falas de um discurso com mais facilidade.
Oito taquígrafos desenvolvem as atividades de apanhamento, transcrição, revisão e supervisão dos pronunciamentos dos parlamentares nas sessões plenárias e dos debates em comissões e audiências públicas e CPIs da Assembleia Legislativa do Estado.
“São essas profissionais que contribuem para resguardar a memória desta Casa de Leis”, disse o deputado Dr. Leonardo (PSD). Conforme o deputado, “o registro integral, através da taquigrafia, sem dúvida, é a melhor maneira de assegurar a concretização da memória Legislativa", pontuou.
Sebastião Rezende (PR), fez questão de destacar a importância que tem a taquigrafia para o registro das atividades parlamentares. “É a preservação da atuação de cada parlamentar para a posteridade”, disse. O líder de governo na AL, deputado Wilson Santos, reconhece o que classifica de extraordinário trabalho das taquígrafas.
“A vocês taquígrafas do Poder Legislativo mato-grossense devemos prestar o nosso reconhecimento e a nossa gratidão pelo extraordinário exemplo que tem dado a nós parlamentares", afirmou.

















