Deputado Max comemora aprovação da revisão territorial

ambulâncias compradas com recursos da al serão distribuídas a todos os municípios de mt

Durante a sessão ordinária matutina dessa quarta-feira (4), os deputados aprovaram o Projeto de Lei 17/2016, criado pela Comissão de Revisão Territorial dos Municípios e das Cidades da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, que revisa os limites das cidades que compõem o primeiro bloco de estudos.

O deputado estadual Max Russi (PSB) comemorou a consolidação das divisas intermunicipais de Acorizal, Barão de Melgaço, Cuiabá, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio de Leverger e Várzea Grande, e dá outras providências. Também fizeram parte desse processo, que envolve a área prioritária, os municípios vizinhos do primeiro bloco, Poconé, Cáceres, Porto Estrela, Rosário Oeste, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Jaciara, Juscimeira, Rondonópolis e Itiquira.

“A população das comunidades do Vale de São Lourenço cobrava o atendimento e muitas vezes, a lei impede os prefeitos, dificultando muitas situações, como o transporte de alunos em outros municípios, por que eles estudam em um e moram em outro”, explicou o socialista.

Além do bloco aprovado, existem mais três. O segundo é composto pelos municípios Poconé, Rosário Oeste, Chapada dos Guimarães, Nobres, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Diamantino, Cáceres, Barra do Bugres, Alto Paraguai, Paranatinga, Primavera do Leste, Campo Verde, Nova Mutum, Porto Estrela, Santa Rita do Trivelato, Poxoréu e Santo Antônio do Leste.

O terceiro conjunto de cidades é formado por Jaciara, Dom Aquino, São Pedro da Cipa, Juscimeira, Rondonópolis, Itiquira, Pedra Preta, São José do Povo, Guiratinga, Tesouro, Alto Taquari, Alto Araguaia, Alto Garças, Araguainha, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Torixoréu, Barra do Garças, Pontal do Araguaia, Araguaiana e General Carneiro.

Barra do Garças, Ponte Branca, Torixoréu, Araguainha, General Carneiro, Nova Xavantina, Campinápolis, Araguaiana, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Ribeirãozinho, Água Boa, Cocalinho e Novo Nazaré compõem o quarto grupo.

A intenção da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), responsável pela coordenação do trabalho, é que estes blocos sejam votados ainda neste ano para dar seguimento da divisão. As atividades realizadas são isentas de qualquer influência política e são extremamente técnicas. O intuito da Seplan é corrigir distorções e várias injustiças que têm ocorrido no decorrer de muitas décadas.

O parlamentar utilizou da tribuna para parabenizar a Seplan e todos os membros da Comissão de Revisão Territorial pelo belo trabalho realizado, pela atitude, coragem e determinação de mandar o projeto à Assembleia Legislativa.

“Essa Casa de Leis começou este trabalho ano passado, tem hoje como vitória a aprovação deste importante projeto. Um conteúdo que foi discutido nas comunidades e finalmente foi ouvido. Agora vou esperar a sanção do governador para que se coloque em prática isso, dando uma força muito grande para os moradores porque agora não vai ter desculpa do prefeito ou do agente político em justificar que não irá atender por ser de outro”, comemorou o deputado.