Deputado destina R$ 100 mil para festividades dos 265 anos de Vila Bela da Santíssima Trindade

guarantã será atendido pelo mutirão justiça comunitária

No próximo domingo (19), Vila Bela da Santíssima Trindade completa 265 anos de cultura e história. Por ocasião da data, o município volta a ser a capital de Mato Grosso, posto que ocupou por quase 100 anos.

Com objetivo de fomentar o grande valor histórico e as inúmeras expressões culturais da cidade, o deputado Wancley Carvalho (PV) destinou R$ 100 mil em emenda parlamentar para realização das festividades, que incluem exposições fotográficas, exibição de filmes e documentários que retratam a cinematografia negra e shows locais e nacionais.

Além disso, desfile cívico, seguido da cerimônia de transferência da capital mato-grossense e apresentações culturais, entre elas as danças do Congo e do Chorado, também fazem parte da programação que começa hoje (17), com sessão solene da Assembleia Legislativa, e se estende até domingo.

"Agradeço imensamente o empenho e compromisso do deputado Wancley com Vila Bela. Nossa festa é tradicional, e com a crise financeira que passamos, é muito importante contar com o apoio do deputado da região", pontuou o prefeito Wagner Vicente da Silveira (PV), de Vila Bela.

De acordo com Wancley, Vila Bela é o berço do estado; e é extremamente importante para Mato Grosso, sobretudo para o Brasil. Em 1752, a descoberta de riquezas minerais na região do Rio Guaporé fez com que Portugal se apressasse em povoá-la, temendo que os vizinhos espanhóis o fizessem primeiro.

Assim, foi criada a Capitania de Mato Grosso e sua capital instalada em 19 de março do mesmo ano, com o nome de Vila Bela da Santíssima Trindade.

"Se Vila Bela não existisse, hoje a história poderia ser totalmente diferente. A não criação de Vila Bela, naquele contexto histórico, poderia fazer de nós, hoje, território espanhol. Torná-la capital novamente, temporariamente, e celebrar esse momento, é de infinita importância para cultura e história do nosso povo", finalizou.

O governador Pedro Taques (PSDB) e o secretário de Cultura, Leandro Carvalho, além de outras autoridades, também participam das atividades programadas.

Investimentos -Durante sessão plenária da Assembleia legislativa, que será realizada a partir das 19h, desta sexta (17), na Câmara Municipal, o deputado Wancley Carvalho vai anunciar novas emendas parlamentares e ações que têm articulado junto ao Governo do Estado.

Serão mais R$ 700 mil em investimentos, por meio de emendas parlamentares, além de doação de projetos arquitetônicos para obras no município. Junto a secretaria de Infraestrutura e Logística, o deputado conseguiu a construção da ponte sobre o Rio Capivari. A obra está orçada em R$ 1,4 milhão, e será executada em parceria com a prefeitura municipal, que pagará metade do valor.