Desde que tomou a frente da saúde indígena em Mato Grosso, o Deputado Federal Valtenir Pereira (PMB/MT) faz visitas nos fins de semana no interior do estado. Juína, São Félix do Araguaia e Alto Xingu foram os locais atendidos nos últimos dias. “Estou visitando e conversando com os prefeitos e secretários de saúde para ver a estrutura das unidades de saúde de vários municípios para atender as demandas indígenas. Um hospital bem equipado consegue atender a todos”, disse o parlamentar.
Segundo o Deputado, o foco será utilizar os investimentos da saúde indígena para equipar os hospitais. “A população está carente de equipamentos como desfibrilador, ultrassom, arco cirúrgico, mesa cirúrgica e aparelho de tomografia, que são considerados básicos para um bom diagnóstico”, afirmou Valtenir.
Outra questão que teve destaque foi o imbróglio da falta de pagamento do seguro-defeso aos pescadores da Bacia Amazônica. Mesmo com a autorização do Presidência da República para a prática da pesca na região, o governo estadual proibiu. “O Governo Federal banca os pescadores, durante o período a piracema, por meio do seguro defeso. Como a proibição é de ordem estadual, eles não estão recebendo esse recurso”, esclareceu o Deputado. Ele afirma que tentará junto aos órgãos responsáveis, implementar o seguro para cerca de 600 famílias de pescadores artesanais, enquanto a proibição existir no estado.
O setor madeireiro também foi contemplado com as visitas do parlamentar, visto que há poucos dias 3 empresas de Colniza tiveram suas atividades bloqueadas após uma inspeção do Ibama. “O órgão multou e embargou as empresas, devido a prática de armazenamento de resíduos sólidos”, explicou Valtenir. O deputado afirma que trabalhará para a liberação das atividades dessas empresas, já que houve a contemplação de um Termo de Ajustamento de Conduta feito com o Ministério Público Estadual. “Não podemos deixar 150 pais de famílias desempregados e assistir a economia de um município tão importante ser abalada desta forma”, ressaltou.
No Xingu, Valtenir Pereira e sua equipe dormiram de sábado para domingo para conhecer em detalhes a rotina dos índios da região. “Sempre nos agrega muito o contato com os povos indígenas. Só vemos a realidade quando estamos perto. A saúde aqui fica comprometida, já que o acesso à esta aldeia só acontece de avião ou barco”. O parlamentar conversou com diversos caciques, entre ele o Aritana, que pontuaram alguns problemas como a falta de estrutura na escola e a situação precária do posto de saúde.

















