Comissão é criada e se reúne quarta- feira para analisar Parque Berneck

temer já está na restinga da marambaia, onde passará o réveillon

Após reunião nesta segunda-feira (12) na Câmara Municipal de Vereadores de Várzea Grande, uma comissão foi criada e dará início aos trabalhos já nesta quarta-feira (14), para analisar a atual situação Parque Bernardo Berneck e estudar quais encaminhamentos possíveis para a regularização fundiária do local. O encontro do grupo de trabalho será às 14h, na Prefeitura do município.

Intermediada pelo deputado Eduardo Botelho (PSB), a comissão é formada pela promotora de Justiça, Maria Fernanda Corrêa da Costa, da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente e Ordem Urbanística de Várzea Grande; pelo deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM); pelo vereador por Várzea Grande, Gordo Goiano (PT do B); pelos secretários da prefeitura de Várzea Grande César Miranda (Governo) e Helen Farias Ferreira (Meio Ambiente), além de um representante do projeto “Salve o Parque Berneck”.

“Identificamos vários problemas é um deles é a aquisição desse parque, que ainda é uma área particular. Por isso, criamos essa comissão para tratar dessa questão. Outro ponto é alocarmos recursos para a recuperação, revitalização e melhorias do parque. Essa comissão tem prazo para apresentar encaminhamentos”, declarou Botelho ao final da reunião de hoje.

Botelho adiantou que os deputados estaduais já se prontificaram a destinar emendas para a revitalização do parque, a fim de que a população várzea-grande não continue sem um espaço que proporcione mais qualidade de vida.

“Acreditamos que, em breve, esse parque será uma realidade para Várzea Grande. É um grande espaço público e temos os deputados Guilherme Maluf, Dal Bosco, Jajah Neves, Gilmar Fabris dispostos a ajudar. Já falei com o governador Pedro Taques, que dará todo apoio para o funcionamento do parque, assim como o secretário de Cidades, Wilson Santos e a prefeita Lucimar Campos”, afirmou Botelho.

Na oportunidade, a promotora Maria Fernanda lembrou que já existe uma lei para a criação e implantação do Parque Bernardo Berneck, mas que não foi feito a escritura da doação.

“Em 2007, foi feito o Plano Diretor da cidade, juntamente com o zoneamento desse parque devido tamanha importância ambiental do que existe lá. Por conta disso, se não for possível a doação da área, tem previsão na lei de ser feita indenização ao proprietário. Ali, existe um rico patrimônio ambiental, centenas de nascentes naquele local”, destacou a promotora Maria Fernanda.

O vereador reeleito Valdemir de Souza, conhecido como Nana do DEM, destacou que a Câmara dos Vereadores está à disposição para encontrar uma solução diante do impasse. “É um projeto imenso que Várzea Grande precisa, pois não temos um local adequado para uma caminhada ou prática de exercícios. Temos o apoio dos deputados, que hoje se fazem presentes nas pessoas de Botelho e Dilmar e conseguiremos chegar a uma solução”, pontuou Nana.

Por fim, o secretário de Governo, César Miranda já deixou agendada outra reunião para 15 de janeiro, a fim de apresentar os encaminhamentos feitos pela Comissão até a data.

Também participaram da reunião a professora-pesquisadora no curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT, Margarida Marchetto; os vereadores Chico Curvo (PSD); Pedro Torales, o Pedrinho (DEM); Claido Celestino Batista, o Ferrinho (PT do B) e Gilson Banegas (PTC).

Além dos vereadores eleitos Cleyton Nassarden, o Sardinha (PTB); Ivan dos Santos (PRB); Rogerinho Dakar (PV); Neni Chimarrão (PTC); Fábio Tardin, o Fabinho (DEM); Ícaro Reveles (PSB) e; Dr. Miguel Paz (PSDB).