Comando Regional da PM em Pontes e Lacerda tem novo comandante

O tenente-coronel Jonas Duarte de Araújo, 43 aos, é o novo comandante do 12º Comando Regional da Polícia Militar, com sede no município de Pontes e Lacerda, em substituição ao coronel Alberto de Barros Neves.

A troca de comando aconteceu no sábado (19), no auditório do Fórum da Comarca de Vila Vela da Santíssima Trindade, a 78 km de Pontes e Lacerda, como parte da celebração do aniversário de 264 anos da primeira capital de Mato Grosso. A cidade é foi durante dois dias a sede simbólica do Governo do Estado, conforme a Lei 10.377, publicada em 02 de março deste ano.

Em mais de 20 anos de carreira militar, o novo comandante ocupou diversas funções em diferentes unidades da Polícia Militar mato-grossense. Comandou o pelotão de Comodoro e as companhias de PM de Sapezal e Pontes e Lacerda, essa última por duas vezes.

Também atuou como superintendente de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e como coordenador de Polícia Comunitária. Entre 2012 e 2013, comandou o 10º CR, com sede em Vila Rica.

Com cursos de Formação de Oficial e Superior de Polícia, Jonas Araújo também tem especialização em negociação e gerenciamento de crise. Na Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) ele estudou ‘Procedimentos de Inteligência’ e na Escola Superior de Guerra do Ministério da Defesa fez o curso superior de Inteligência Estratégica.

A última função antes de aceitar o comando do 12º CR foi como Diretor de Inteligência da PMMT, divisão com sede no Comando Geral, em Cuiabá. A partir de agora, sua missão é a segurança da população de Pontes e Lacerda e de outros 9 municípios da região, atuando de maneira integrada com as demais forças de Segurança – Polícia Civil Judiciária, Corpo de Bombeiros, Polícia Técnica e outros órgãos estaduais e federais.

Integração, a palavra de ordem no plano de Segurança Pública do Governo do Estado, simbolizou bem a gestão do ex-comandante, coronel Alberto Neves. O trabalho que ele desempenhou nos 8 meses em que esteve à frente das ações da PM na região está sendo referência nos debates sobre integração.

As duas operações de desocupação do garimpo da Serra da Borda, em Pontes e Lacerda são apontadas como exemplos de sucesso da união das forças de Segurança. Da primeira vez, em novembro do ano passado, o coronel Alberto articulou e comandou a operação que reuniu as Polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária para retirar, pacificamente, 7 mil garimpeiros da área de exploração ilegal.

Em janeiro deste ano, com o retorno de 4 mil garimpeiros, ele novamente mobilizou e coordenou a ação, integrando as polícias e outros órgãos como Judiciário, Ministério Público e a Ordem dos Advogados(OAB). O coronel Alberto deixou o 12º CR a pedido, por motivos pessoais.

Ao presidir a troca de comando, o coronel Clelcimar Santos Rabelo, comandante-geral adjunto, agradeceu o empenho e dedicação do comandante sucedido e ao sucessor manifestou confiança na competência e determinação dele para enfrentar esse novo desafio.

O comandante-geral da PM, coronel Gley Alves de Almeida Castro, elogiou o trabalho do coronel Alberto, especialmente pelo exemplo de integração como um de seus legados. Ao novo comandante, disse que sabe da competência e acredita no trabalho dele.

O secretário de Segurança, Fábio Galindo Silvestre; o diretor-geral da Polícia Civil, delegado Adriano Peralta; o delegado regional de Pontes e Lacerda, Vitor Chab, e outras autoridades militares e civis prestigiaram a solenidade.