Com reabertura do comércio movimento é intenso em Florianópolis

Ruas do Centro da capital ficaram cheias na manhã desta segunda-feira. Segundo Guarda Municipal, movimento foi 70% dos dias antes da pandemia do coronavírus.

Já nos primeiros minutos após abertura do comércio, movimento já era intenso em Florianópolis — Foto: Diorgenes Pandini/NSC

O comércio de rua em Florianópolis reabriu nesta segunda-feira (20), após um mês fechado por causa da quarentena para prevenir a propagação do novo coronavírus. Mesmo com o funcionamento do coletivo ainda suspenso, a circulação de pessoas nas ruas do Centro da capital foi intensa na manhã desta segunda.

De acordo com a Guarda Municipal, a estimativa é que o movimento estava em aproximadamente 70% do número de pessoas nas ruas em comparação aos dias úteis antes do decreto de emergência. A Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) informou a reportagem que deve fazer um levantamento sobre o movimento nos próximos dias.

Os clientes e funcionários são obrigados a usar máscaras. Para poder reabrir os comerciantes também precisaram garantir que apenas um cliente por atendente entre no estabelecimento e que haja espaço de quatro metros² entre as pessoas, conforme o decreto publicado na sexta-feira (17) no Diário Oficial do município.

Florianópolis é a cidade catarinense com mais casos confirmados de Covid-19: são 232 pacientes, sendo três mortes. Em todo estado são 1.025 casos confirmados e 35 mortes, conforme o boletim divulgado pelo Governo do Estado no domingo (19).

O decreto ainda orienta que ar-condicionado não seja utilizado, priorizando a abertura de janelas e portas para manter os ambientes ventilados.

Ruas de Florianópolis ficaram cheias na manhã desta segunda (20)com abertura do comércio — Foto: Diorgenes Pandini/NSC

O excedente de clientes deve aguardar fora do estabelecimento, sem formar aglomerações, respeitando distanciamento entre as pessoas.

Para evitar a aglomerações nos estabelecimentos e nas ruas, a Guarda Municipal tem realizado fiscalizações e rondas no Centro, assim como a Polícia Militar.

A Prefeitura de Florianópolis autorizou a reabertura comércio uma semana após as lojas de rua reabrirem em todo estado na segunda-feira passada (13). Entre as regras está a disponibilidade de álcool em gel e a proibição de provar itens.

Os estabelecimentos que forem flagrados com clientes ou funcionários sem máscaras pode ser fechado. Em Florianópolis, o uso do item é obrigatório desde sexta-feira (17). Outras cidades também obrigaram o uso de máscaras em decreto.

Segundo a prefeitura, entre os motivos para autorizar o retorno do serviço é a adesão da população ao uso de máscaras assim como a realização de testes rápidos entre os casos suspeitos acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Na capital, hotéis e similares poderão reabrir, também seguindo uma série de regras, a partir de quinta-feira (23). Já os shoppings e centros comerciais continuam fechados em Santa Catarina, assim como academias, igrejas, templos e escolas.