Durante encontro em Cuiabá que reuniu prefeitos, secretários municipais de saúde, agentes de saúde e sindicalistas ligados ao setor, o governador Pedro Taques anunciou um pacote de medidas para intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus.
Taques confirmou importante investimento na ordem de R$ R$ R$ 20,1 milhões que será disponibilizado de forma linear, sendo que deste montante cerca de R$ 13 milhões serão divididos igualmente entre os 141 municípios.
O chefe do executivo estadual também anunciou uma novidade, que agradou os agentes Comunitário de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate às Endemias (ACE). Tais profissionais receberão por quatro meses uma bonificação no valor de R$ 200por agente.
A notícia, no entanto, preocupa os prefeitos, que estiveram em peso no encontro. Para os gestores municipais depois dos quatros meses, a conta vai cair “no colo” dos municípios. A categoria entende que uma vez concedido o abono fica praticamente impossível retira-lo.
Desde o ano passado várias prefeituras enfrentam sérias dificuldades para fechar a folha de pagamento dos servidores e efetuarem quitação com fornecedores. A questão ainda deve render “muito pano para manga”.

















