Trinta minutos. Este foi tempo total, entre espera e procedimento cirúrgico, que o morador de Rondonópolis, Vintângelo Difonso, de 71 anos, precisou para voltar a enxergar do olho esquerdo nesta segunda-feira (04.12). O aposentado foi diagnosticado com catarata nos dois olhos durante o primeiro dia da 11ª Caravana da Transformação, que começou neste domingo (03.12), na cidade.
A visão do olho direto de Vintângelo também será recuperada na ação que segue até o dia 17. Operar os olhos e voltar a enxergar era omaioredesejodo aposentado, que há três anos começou a não enxergar tão bem.
Os primeiros sinais apareceram ainda quando trabalha na lavoura. Com o passar do tempo foram os serviços domésticos que Vitângilodeixou de fazer devido a falta da visão. O quadro se agravou,o que motivou o seu irmão José Difonso, de 50 anos, a acolhe-lo em casa e cuidar do aposentado.
Hoje José esperava ansioso o aposentado sair da sala de cirurgia e conferir de perto o resultado do procedimento esperado por tantos anos. “Estou muito contente. Não tínhamos condições de fazer particular e para ele que estava com a vista praticamente perdida, chegou na hora certa”, disse.
Após sair do centro cirúrgico Vintângilo já percebia os primeiros sinais do procedimento lendo as palavras nas camisetas das equipes de trabalham na caravana. “Ler é o mais importante para mim e não estava conseguindo. As letras não ficavam mais definidas. Utilizava a luz do celular para conseguir ler alguma coisa. Agora consigo ver até o que está escrito na camiseta sem nada”, relatou.
Além de retornar a leitura, o aposentado planeja também ter de volta a sua independência. “Quero voltar a fazer os serviços domésticos, como arrumar um encanamento e instalar uma tomada. Agora, vou dar conta e não pagar mais ninguém”.



















