Carne: Missão avança e define agenda de japoneses para visita de inspeção

mazette acompanha recuperação de estradas de acesso ao maria flávia

Uma equipe de técnicos do Japão virá ao Brasil para visitar laboratórios, frigoríficos e fazendas com o objetivo de acelerar a liberação da entrada de produto de origem animal no país. O convite foi feito pelo senador Wellington Fagundes (PR-MT), que representa o Senado Federal na Missão Brasileira a Tóquio e depois a Moscou, na Rússia – para discutir novas parcerias e abertura de novos mercados. Essa equipe deverá ser liderada pela vice-ministra da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão, Keiko Nagaoka.

Além da inspeção às propriedades rurais, unidades processadoras e centros de controle da carne bovina no Brasil, a vice ministra japonesa, segundo Wellington, deverá reunir-se com autoridades brasileiras e também com integrantes do Congresso Nacional para troca de experiências. “A convidamos para uma exposição na Comissão de Agricultura do Senado, para que possamos ampliar nosso programa de cooperação técnica e controle sanitário. De forma que o Brasil adote medidas para evitar que haja futuros embargos” – frisou.

Desde dezembro de 2012 por causa de um caso atípico de vaca louca, o Japão decidiu suspender a importação de carne bovina do Brasil. Nessa reunião, a ministra Kátia Abreu, que lidera a Missão Brasileira, cumpriu a penúltima das sete etapas previstas para a liberação do comércio do produto no oriente. Kátia entregou aos ministérios da Agricultura e da Saúde do Japão os documentos de análise de risco que estavam pendentes. A expectativa é que a inspeção e visita ocorram dentro de 30 dias, paralelamente à abertura de uma consulta pública.

Wellington Fagundes destacou que a Missão Brasileira está otimista quanto a liberação da entrada da carne brasileira no Japão. Especialmente porque durante a reunião a ministra japonesa, que cuida das barreiras sanitárias relacionadas a doenças transmissíveis ao homem, prometeu encaminhar o assunto de forma “proativa”.

“Hoje trocamos muitas informações importantes em nível técnico. Gostaríamos de dar andamento a essa discussão de forma proativa e continuar com a discussão para liberar a importação de carne” – disse Nagaoka. Na reunião, a ministra Katia Abreu reafirmou os princípios do governo brasileiro e deixou claro que Ministério da Agricultura está empenhado em aprimorar o sistema de defesa animal e vegetal.

A ministra brasileira destacou ainda o reconhecimento de organizações internacionais, como OIE [Organização Mundial de Saúde Animal], que afirmam e reafirmam a qualidade da carne brasileira. “O Japão tem uma ótima relação com o Brasil e, do ponto cientifico e técnico, não teremos problema nessa área” – observou Kátia Abreu.

COMÉRCIO BILATERAL – A Missão Brasileira cumpriu nesta segunda-feira, (06) em Tóquio, uma extensa agenda de trabalho negociando a ampliação do comércio bilateral entre os dois países. Pela manhã, as autoridades brasileiras participaram de um seminário com investidores locais e tradings, apoiado pela Confederação das Indústrias do Japão, o chamado “Keidaren”. Na pauta, investimentos em logística e oportunidades do agronegócio no Brasil.

A comitiva brasileira ainda realizou encontro com dirigentes da Mitsubishi Corporation, empresa global integrada que desenvolve e opera negócios em praticamente todos os setores, incluindo finanças, o setor industrial, energia, metais, maquinaria, produtos químicos, elementos essenciais de vida e negócios relativos ao meio ambiente; e também com a Sumitomo Corporation, que mantém no Brasil diversos negócios e investimentos em setores como mineração e agroquímicos, além de projetos nos campos de energia, infraestrutura, consumo, produção e logística.