A Câmara de Vereadores realizou nesta segunda-feira (10) , audiência pública para debater a situação da violência contra as mulheres no município e região. A audiência atendeu um requerimento do vereador Roni Magnani (PP) e contou com a participação doa vereadores Adonias Fernandes (PMDB) e Silvio Negri (PC do B) e do prefeito Zé Carlos do Pátio (SD).
A tônica da audiência, no entanto, foi à criação de uma rede de proteção à mulher vitima da violência em Rondonópolis. A proposta foi apresentada como uma das alternativas para enfrentar o problema. A superintendente de políticas públicas para as mulheres, Isabel Silveira, deu como exemplo o que ocorre em Barra do Garças, onde todos os setores trabalham de forma integrada. Ela defendeu ainda a criação de uma coordenaria municipal da mulher. “Municípios que tem esse tipo de coordenadoria conseguem apresentar uma queda dos índices de violência contra as mulheres”, externou.
A ex-vereadora Mariúva Valentim Chaves, que representou a secretaria de Saúde, apresentou números em Rondonópolis e defendeu uma política integralizada em todos os setores, até mesmo para se ter um quadro mais real do problema.
A delegada municipal da mulher,Lígia Pinto da Silveira Avelar, e o secretário adjunto de segurança pública, Marcos Cunha, a presidente do Conselho da Mulher, Mara Oliveira,estiveram presentes na sessão e se colocaram à disposição para ajudar no combate mais severo à violência contra a mulher.
A presidente da Associação das Mulheres da Região Sul, Sandra Raquel Mendes, disse que o momento é delicado e fez questão de lembrar a falta de infraestrutura dos órgãos de atendimento a mulher e a necessidade de apoio de todos os setores. “Do jeito que está indo ficam muito complicado”, disse.
O prefeito Zé Carlos do Pátio enumerou que está trabalhando no fortalecimento de setores sociais do município para avançar em políticas públicas de contra a violência com a mulher. “Temos muita preocupação com essa situação”, resumiu o prefeito.