Cães que eram vítimas de maus-tratos participam de projeto de ressocialização de presos em Itajaí

Atividades são realizadas por uma equipe multidisciplinar que trabalha na Penitenciária de Canhanduba, em Itajaí.

Penitenciária de Itajaí passa a utilizar técnica com cães na ressocialização de presos — Foto: Bruna R.W Logen/ Divulgação

A Penitenciária de Canhanduba, em Itajaí, no Vale, iniciou o trabalho de implementação de um projeto que utiliza cães resgatados de maus-tratos para ressocializar os detentos.

A iniciativa “Reabilitacão” tem com objetivo oferecer a oportunidade de criar empatia e ensinar práticas no cuidado de animais para posteriormente facilitar a reinserção no mercado de trabalho, uma vez cumprida a pena.

Uma equipe multidisciplinar, que trabalha na penitenciária, foi responsável pela seleção dos detentos, a partir de critérios pré-estabelecidos como bom comportamento, perfil para o projeto, traços depressivos e de ansiedade crítica.

Entre as atividades estão a oferta de cursos de auxiliar de veterinário, com procedimentos de banho e tosa. Também são aplicadas técnicas de cinoterapia, abordagem terapêutica que utiliza cães durante o processo tratamento.

Atividades vão ser realizadas na Penitenciária de Canhanduba — Foto: Bruna R.W Logen/ Divulgação