Blairo Maggi é dispensado de depor sobre ‘escândalo dos maquinários’

dia mundial do rock promete abalar as estruturas de rondonópolis

O senador e ex-governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, foi dispensado como testemunha da ação penal sobre o suposto superfaturamento de R$ 44 milhões na compra de máquinas agrícolas, conhecido como 'escândalo dos maquinários', que tramita na 7ª Vara Criminal de Cuiabá. Ele tinha sido arrolado pela defesa de um dos empresários, que é réu do processo, e o depoimento à juíza Selma Rosane dos Santos estava previsto para esta sexta-feira (26), durante audiência de instrução.

A ação apura a denúncia de superfaturamento numa compra de maquinários feita pelo governo do estado em 2009 por meio do programa 'MT 100% Equipado', quando Maggi era governador, e entregues no primeiro semestre de 2010 às prefeituras no estado.Treze pessoas são acusadas de participação no suposto esquema, entretanto, Maggi não está entre os réus.

Ele foi convocado pela defesa do empresário Valmir Gonçalves de Amorim, proprietário da empresa Dymak Máquinas Rodoviárias, e que responde por suposta fraude à licitação. O advogado Otácilio Peron disse ao G1 que o ex-governador tinha sido arrolado no início da fase de instrução e que foi avaliado não ter mais a necessidade do depoimento dele à Justiça.

“Entendemos que, nesse momento, não acrescentaria em nada no andamento da ação, que já está bem instruída. Arrolamos ele como testemunha de defesa no início do processo e protocolamos a desistência nesta terça-feira (25) ao avaliar que não tem necessidade”, declarou.