A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC) confirmou, nesta quarta-feira (19), o segundo caso de meningite bacteriana em Imbitubang, no Sul do estado. As aulas nas escolas municipais, estaduais e particulares devem ser retomadas na segunda-feira (24), após uma higienização completa nas instituições. Os jogos escolares também seguem suspensos.
As atividades foram interrompidas após a morte no domingo (16) de uma estudante de 12 anos por meningite pela bactéria Neisseria meningitidis (ou meningococo). Existem 12 subtipos diferentes da meningocócica e, no Brasil, os principais sorogrupos circulantes (que causam a maioria dos casos) são B, C, W e Y. Com maior prevalência do tipo C.
O outro caso confirmado da doença é de infecção por outra bactéria, a Streptococcus pneumoniae. A menina de 12 anos, que estudava no mesma escola onde ocorreu o primeiro registro, segue internada em Florianópolis e o estado de saúde dela é considerado estável.
A Dive-SC afirma que não há relação entre os casos.
Aulas suspensas
A decisão de manter as aulas e jogos suspensos foi tomada após uma reunião, com representantes do município e diretores das escolas, na terça-feira (18).
Durante duas horas de reunião, realizado na Escola Básica Henrique Lage, a Prefeitura e Vigilância Epidemiológica municipal tiraram as dúvidas de pais e estudantes. Também falaram sobre as medidas de higiene nas unidades de ensino, que precisam ser seguidas para evitar o surgimento de novos casos no município, como o uso do álcool para a higienização das mãos e a etiqueta da tosse.




















