Atentado talibã deixa sete mortos em Cabul

retórica de trump é xenofóbica, e não populista, afirma obama

Um atentado suicida reivindicado pelos talibãs deixou pelo menos sete mortos em Cabul, nesta quarta-feira, perto da embaixada da Rússia – relataram diferentes fontes.

Segundo o Ministério do Interior, este novo atentado teve como alvo um micro-ônibus que levava funcionários do canal afegão de televisão Tolo. É o primeiro ataque do tipo contra um grande veículo de comunicação afegão.

"Este ataque é uma vingança pelo ressentimento da Tolo contra o Islã", alegaram os talibãs, acusando o canal de divulgar "mentiras" sobre a conduta de seus combatentes na ocupação de Kunduz.

Em outubro passado, os talibãs anunciaram que os dois principais canais afegãos, Tolo e 1TV, eram considerados "alvos militares" que poderiam ser atacados. O grupo acusa as emissoras de veicular falsas informações.

"Um dos nossos micro-ônibus que transportava funcionários da Tolo foi atacado", informou à AFP um jornalista da rede, que preferiu não se identificar.

Um insurgente avançou com um carro contra o micro-ônibus na estrada de Dar ul-Aman, oeste de Cabul, informou o chefe adjunto da Polícia local, Sayed Gul Agha Rohani.

O ataque ocorreu perto da embaixada russa, localizada na estrada de Dar ul-Aman, que liga o centro de Cabul ao antigo palácio real, agora em ruínas.

Uma fonte do Ministério russo das Relações Exteriores disse à AFP que "nenhum membro do pessoal da embaixada ficou ferido" no ataque.

A explosão foi ouvida a vários quilômetros de distância.

O ataque aconteceu dois dias depois de uma reunião entre representantes de China, Estados Unidos, Paquistão e Afeganistão em Cabul para tentar retomar o processo de paz entre o governo afegão e os insurgentes talibãs.

Os talibãs costumam recorrer a atentados suicidas com carros-bomba contra soldados estrangeiros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e contra os símbolos do poder afegão.